Manhã com Bach #81: “Livrinho” para Anna Magdalena Bach inclui árias e uma canção

Volume 2 da obra traz música para soprano que era cantada pela esposa de Bach nas reuniões privadas da família

Por
 30/08/2021 - Publicado há 3 anos
Manhã com Bach - USP
Manhã com Bach - USP
Manhã com Bach #81: “Livrinho” para Anna Magdalena Bach inclui árias e uma canção
/

O volume 2 do Clavier-Büchlein für Anna Magdalena Bach (Livrinho de Teclado para Anna Magdalena Bach) inclui partitas para cravo, um prelúdio coral para órgão, árias e a canção Wie wohl ist mir, o Freund der Seelen, “Que bem é para mim, ó, Amigo das Almas” (BWV 517), que foi apresentada no programa Manhã com Bach, da Rádio USP (93,7 MHz), nos dias 28 e 29 de agosto de 2021. O programa apresentou ainda a Partita Número 6 em Mi Menor (BWV 830), também presente naquele livro dedicado por Bach à sua esposa. Além dessas duas composições, Manhã com Bach exibiu a cantata Es ist euch gut, daß ich hingehe, “É bom para vós que eu vá” (BWV 108).

Não à toa a canção Wie wohl ist mir, o Freund der Seelen foi composta para a voz soprano. Anna Magdalenna era uma excelente soprano e cantava essa música nas reuniões da família Bach, que tinha o costume de cantar e tocar diariamente. Justamente para essas ocasiões é que Bach compôs os dois volumes do Livrinho de Teclado para Anna Magdalena Bach.

Na canção, Bach utiliza como letra a primeira das seis estrofes de um hino do compositor alemão Wolfgang Christoph Dressler (1660-1722). É uma terna canção espiritual que afirma:

Que bem é para mim, ó, amigo das almas,

Quando eu descanso no teu amor.

Eu saio da gruta da tristeza

E me apresso para teus braços.

A noite de lamento se dissipa

Quando, então, com tão agradável alegria

O amor brilha do teu coração.

Aqui é o meu céu já na terra.

Quem não quer ser alegre?

Esse em ti encontra paz e prazer.

Ouça no link acima a íntegra do programa.

Dedicado à divulgação da música do compositor alemão Johann Sebastian Bach (1685-1750), Manhã com Bach vai ao ar pela Rádio USP (93,7 MHz) sempre aos sábados, às 9 horas, com reapresentação no domingo, também às 9 horas, inclusive via internet, através do site da emissora. Às segundas-feiras ele é publicado em formato de podcast na área de podcasts do Jornal da USP.

As edições anteriores de Manhã com Bach estão disponíveis neste link.


Política de uso 
A reprodução de matérias e fotografias é livre mediante a citação do Jornal da USP e do autor. No caso dos arquivos de áudio, deverão constar dos créditos a Rádio USP e, em sendo explicitados, os autores. Para uso de arquivos de vídeo, esses créditos deverão mencionar a TV USP e, caso estejam explicitados, os autores. Fotos devem ser creditadas como USP Imagens e o nome do fotógrafo.