O volume 2 do Clavier-Büchlein für Anna Magdalena Bach (Livrinho de Teclado para Anna Magdalena Bach) inclui partitas para cravo, um prelúdio coral para órgão, árias e a canção Wie wohl ist mir, o Freund der Seelen, “Que bem é para mim, ó, Amigo das Almas” (BWV 517), que foi apresentada no programa Manhã com Bach, da Rádio USP (93,7 MHz), nos dias 28 e 29 de agosto de 2021. O programa apresentou ainda a Partita Número 6 em Mi Menor (BWV 830), também presente naquele livro dedicado por Bach à sua esposa. Além dessas duas composições, Manhã com Bach exibiu a cantata Es ist euch gut, daß ich hingehe, “É bom para vós que eu vá” (BWV 108).
Não à toa a canção Wie wohl ist mir, o Freund der Seelen foi composta para a voz soprano. Anna Magdalenna era uma excelente soprano e cantava essa música nas reuniões da família Bach, que tinha o costume de cantar e tocar diariamente. Justamente para essas ocasiões é que Bach compôs os dois volumes do Livrinho de Teclado para Anna Magdalena Bach.
Na canção, Bach utiliza como letra a primeira das seis estrofes de um hino do compositor alemão Wolfgang Christoph Dressler (1660-1722). É uma terna canção espiritual que afirma:
Que bem é para mim, ó, amigo das almas,
Quando eu descanso no teu amor.
Eu saio da gruta da tristeza
E me apresso para teus braços.
A noite de lamento se dissipa
Quando, então, com tão agradável alegria
O amor brilha do teu coração.
Aqui é o meu céu já na terra.
Quem não quer ser alegre?
Esse em ti encontra paz e prazer.
Ouça no link acima a íntegra do programa.
Dedicado à divulgação da música do compositor alemão Johann Sebastian Bach (1685-1750), Manhã com Bach vai ao ar pela Rádio USP (93,7 MHz) sempre aos sábados, às 9 horas, com reapresentação no domingo, também às 9 horas, inclusive via internet, através do site da emissora. Às segundas-feiras ele é publicado em formato de podcast na área de podcasts do Jornal da USP.
As edições anteriores de Manhã com Bach estão disponíveis neste link.