Pesquisadores japoneses clonam camundongos a partir de células da pele

Resultados do estudo reabrem a esperança de salvar espécies ameaçadas de extinção

21/07/2022 - Publicado há 2 anos

Logo da Rádio USP

Uma pesquisa publicada recentemente na revista Nature Communications trouxe uma revolução na área da clonagem. Utilizando células da pele que passaram pelo processo de liofilização (ou seja, a desidratação da célula para que elas fiquem como um pó), os autores conseguiram clonar camundongos férteis.

“Esses resultados podem auxiliar a salvar espécies em extinção e, quem sabe, ressuscitar animais já extintos”, destaca Mayana Zatz, diretora do Centro de Estudos sobre o Genoma Humano e Células-Tronco (CEGH-CEL) da USP.

A ovelha Dolly foi o primeiro mamífero clonado no mundo, em 1996. Os pesquisadores retiraram uma célula da mama de uma ovelha, que foi inserida em um óvulo gerado por uma segunda ovelha, sem o núcleo. Depois, esse óvulo com o núcleo da segunda ovelha foi inserido no útero de uma terceira ovelha, que gerou o clone, batizado de Dolly. Foram 277 tentativas realizadas até o nascimento do animal. “A revolução da Dolly foi mostrar, pela primeira vez, que era possível reprogramar uma célula e gerar outros tecidos de um animal”, diz a geneticista.

O processo de clonagem, bem como os resultados da pesquisa, são detalhados por Mayana Zatz.

Decodificando o DNA
A coluna Decodificando o DNA, com a professora Mayana Zatz, vai ao ar quinzenalmente, quarta-feira às 9h, na Rádio USP (São Paulo 93,7; Ribeirão Preto 107,9) e também no Youtube, com produção da Rádio USP,  Jornal da USP e TV USP.