Métodos para medir as demandas máximas no futebol

Bruno Bedo enumera três dessas ferramentas: segmental, média móvel e tempo de jogo; dessas, a média móvel é a preferida

03/11/2023 - Publicado há 6 meses     Atualizado: 06/11/2023 as 9:21

Ciência e Esporte
A coluna Ciência e Esporte, com o professor Bruno Bedo, vai ao ar toda sexta-feira às 10h00, na Rádio USP (São Paulo 93,7 FM; Ribeirão Preto 107,9 FM) e também no Youtube, com produção do Jornal da USP e TV USP.

No esporte, a preparação física é tão vital quanto a habilidade técnica, especialmente no futebol. Assim, entender as demandas físicas das partidas é crucial para treinamentos eficazes. Mas como medir essas demandas? A tecnologia, por meio de dispositivos de microtecnologia vestíveis, tem sido fundamental. Uma revisão recente destacou as melhores metodologias e ferramentas para analisar o pico de demanda física nos esportes.

Mas quais são os métodos identificados nesta revisão para quantificar as demandas máximas das partidas nos códigos de futebol e por que o método moving averages, ou média móvel, é considerado superior?

Para entender as demandas físicas nos esportes, várias tecnologias, incluindo o GPS, rastreiam o desempenho dos atletas. Nesta revisão, destacam-se três métodos para medir as demandas máximas no futebol: segmental, média móvel e tempo de jogo. A média móvel é preferida por sua habilidade única em capturar sutilmente as mudanças na intensidade do jogo, fornecendo uma visão detalhada das necessidades de treinamento dos atletas.

Ao considerar a identificação das demandas máximas das partidas, como os profissionais e pesquisadores devem abordar a seleção de períodos de duração e variáveis derivadas de microtecnologia? Ao escolher períodos e variáveis de microtecnologia, considere as opções atuais e a especificidade do esporte. Profissionais devem alinhar essas escolhas às necessidades de sua pesquisa ou treinamento. É crucial avaliar durações curtas e longas para capturar demandas de atividade e prescrever exercícios e treinos adequados.

Artigo citado
Whitehead, S., Till, K., Weaving, D., & Jones, B. (2018). The use of microtechnology to quantify the peak match demands of the football codes: a systematic review. Sports medicine, 48, 2549-2575.
DOI: https://doi.org/10.1007/s40279-018-0965-6