Na coluna Horizontes do Jornalismo desta semana, Carlos Eduardo Lins da Silva discute a ética jornalística após polêmicas reveladas pelo BuzzFeed envolvendo grandes nomes do The New York Times e do jornal britânico The Guardian.
Conforme o colunista, David Brooks, um dos principais articulistas do New York Times, foi exposto por ser contratado do projeto Tecido Social financiado pelo Facebook, que estuda a relação da sociedade com as mídias sociais. A polêmica se dá porque Brooks costumava escrever positivamente sobre a iniciativa sem revelar aos leitores ou aos superiores que trabalhava remuneradamente no projeto.
Outro caso polêmico foi o de Roy Greenslade, do jornal britânico The Guardian e ex-professor da City, Universidade de Londres. Segundo Lins da Silva, o jornalista revelou que apoiava o Exército Revolucionário Irlandês (IRA), responsável por diversos ataques terroristas na Inglaterra. “Inclusive ele disse que pagou a fiança de um dos terroristas do IRA que havia sido condenado pela justiça britânica”, afirma o colunista, e complementa: “É uma situação complicada, porque, como editor do Daily Mirror, ele certamente lidou com a cobertura dos atentados do IRA naquela época e tratou do assunto sem dizer para seus superiores ou para o público que ele não só apoiava o IRA, mas escrevia para um jornal deles”. Após intensos protestos, Greenslade pediu demissão de seu cargo como professor.
Horizontes do Jornalismo
A coluna Horizontes do Jornalismo, com o professor Carlos Eduardo Lins da Silva, vai ao ar quinzenalmente, segunda-feira às 8h30, na Rádio USP (São Paulo 93,7; Ribeirão Preto 107,9) e também no Youtube, com produção da Rádio USP, Jornal da USP e TV USP.
.