Investir em capital humano é fundamental para o crescimento econômico

Para aumentar a produtividade da economia brasileira, de forma sustentável, também é necessário melhorar os fundamentos macroeconômicos, resolver a questão da dívida pública em relação ao PIB e o déficit orçamentário

 02/12/2020 - Publicado há 3 anos

A importância do investimento em capital físico e seu impacto na produtividade e no crescimento da economia, especialmente a brasileira, é o tema da coluna Reflexão Econômica desta semana, com o professor Luciano Nakabashi. Segundo Nakabashi, existe um debate quando se fala de crescimento a longo prazo, tendo o investimento em máquinas e infraestrutura, por exemplo, como elemento importante, inclusive já descrito em modelos econômicos presentes na literatura, mas com efeitos temporários.

O professor lembra que, para aumentar o investimento, tanto as pessoas físicas como empresas e governo precisam poupar mais. “Isso é importante, a economia brasileira tem uma taxa de investimento muito baixa, não conseguimos passar de 20%, o que é muito menor que outros países.”

Nakabashi afirma que um dos grandes problemas para o crescimento econômico no Brasil é a baixa produtividade, principalmente do trabalho, que aumentou pouco nos últimos 40 anos. O professor alerta que, junto com o investimento em máquinas, equipamentos e infraestrutura, vem a transferência de tecnologia, importante para aumentar a produtividade. “O investimento é mais consequência do que causa; se pensarmos em aumentar a produtividade da economia brasileira de forma sustentável, temos que resolver as questões de curto prazo, como melhorar os fundamentos macroeconômicos, resolver a questão da dívida pública em relação ao PIB e o déficit orçamentário, criando, assim, condições institucionais que favoreçam o ambiente de negócios.”

Esse ambiente de negócios, diz o professor, precisa ser atrativo para o investimento, com regras estáveis que favoreçam o setor privado, tanto para brasileiros como para estrangeiros. “Não adianta só querer investir mais, precisa haver planejamento para atrair mais investimentos, e nesse ponto é importante o capital humano, representado pela melhor qualificação das pessoas. Tudo isso vai complementar os requisitos necessários para o crescimento econômico”, finaliza.


Reflexão Econômica
A coluna Reflexão Econômica, com o professor Luciano Nakabashi, vai ao ar quinzenalmente,  quarta-feira às 9h, na Rádio USP (São Paulo 93,7; Ribeirão Preto 107,9) e também no Youtube, com produção da Rádio USP, Jornal da USP e TV USP.

.


Política de uso 
A reprodução de matérias e fotografias é livre mediante a citação do Jornal da USP e do autor. No caso dos arquivos de áudio, deverão constar dos créditos a Rádio USP e, em sendo explicitados, os autores. Para uso de arquivos de vídeo, esses créditos deverão mencionar a TV USP e, caso estejam explicitados, os autores. Fotos devem ser creditadas como USP Imagens e o nome do fotógrafo.