Inflação brasileira retorna com juros mais altos do mundo

Em um momento de recessão e alta de juros, o cenário é de estagflação, portanto, de instabilidade política e de maior incerteza econômica, diz colunista

 14/02/2022 - Publicado há 2 anos
Por

Logo da Rádio USP

Discussão em torno das causas da inflação e quais os “remédios” para combatê-la são o tema desta semana da coluna do professor Gilson Schwartz. Nos EUA, o Federal Reserve já decidiu que também irá subir as taxas de juros. Em todo o mundo há discussão sobre em que medida as políticas econômicas adotadas durante a pandemia para evitar o pior geraram uma espécie de bolha inflacionária e um desequilíbrio nas contas públicas, que terá de ser pago com mais impostos ou mais dívidas públicas.                                                                          Segundo Gilson Schwartz, “a própria estrutura produtiva se desorganizou. Em escala mundial, as cadeias de suprimentos, o mercado de matérias-primas e de trabalho também foram afetados. Esse é um processo que não tem nada a ver com excesso de demanda, mas sim com estrangulamento do lado da produção”. 


Iconomia 
A coluna Iconomia, com o professor Gilson Schwartz, vai ao ar quinzenalmente, segunda-feira às 8h30, na Rádio USP (São Paulo 93,7; Ribeirão Preto 107,9) e também no Youtube, com produção da Rádio USP,  Jornal da USP e TV USP.

 


Política de uso 
A reprodução de matérias e fotografias é livre mediante a citação do Jornal da USP e do autor. No caso dos arquivos de áudio, deverão constar dos créditos a Rádio USP e, em sendo explicitados, os autores. Para uso de arquivos de vídeo, esses créditos deverão mencionar a TV USP e, caso estejam explicitados, os autores. Fotos devem ser creditadas como USP Imagens e o nome do fotógrafo.