Gestão de políticas públicas é fundamental para entender o funcionamento das cidades

Eduardo Marques explica a importância de se pensar as metrópoles e os agentes do espaço urbano em artigo em jornal lançado pela revista “Nature”

 08/02/2024 - Publicado há 3 meses
A ONU estima que cerca de 60% da população global resida em ambientes urbanos e esse número deve chegar a 68% até 2050 – Foto: PxHere
Logo da Rádio USP

A revista Nature lançou um novo jornal em 2024, Nature Cities, dedicado a discutir assuntos relacionados à política das cidades e urbanismo. A primeira edição conta com um artigo do professor Eduardo Marques, do Centro de Estudos da Metrópole (CEM) da Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas (FFLCH) da Universidade de São Paulo, intitulado Continuities and transformations in the studies of urban politics and governments (em português: Continuações e transformações nos estudos de políticas urbanas e governos).

A ONU estima que cerca de 60% da população global resida em ambientes urbanos e esse número deve chegar a 68% até 2050. O especialista explica quais são os desafios de se pensar em cidades cada vez mais populosas e complexas. 

Reconhecimento da importância das cidades

Segundo o docente, a criação do novo jornal na Nature é uma forma de reconhecimento da revista para a importância das cidades e a produção científica que estuda o espaço urbano, pois o crescimento das metrópoles é fator comum em todo o mundo.

Boa parte das questões pertinentes do nosso cotidiano, da nossa política, da nossa sociedade passa pela cidade. Então, hoje, a gente tem uma população urbana muito significativa e que tende a crescer muito, especialmente no sul global”, explica.

Eduardo Cesar Marques – Foto: FFLCH

Quem governa o quê?

Conforme conta Marques, uma pergunta clássica nos estudos urbanos é “quem governa?”. O nosso cotidiano nas cidades é regido por políticas públicas, e entender quem são os agentes por trás dessas políticas é fundamental para entender as cidades em si.

Essa  pergunta foi sendo sofisticada ao longo do tempo e a questão, hoje, para uma grande parte da literatura é entender: ‘Quem governa o quê? E quem governa o que o governo não governa?’ No mundo vivido, os atores estão em conexão entre si e agindo segundo suas crenças, suas ideias e seus interesses.”

Modelos mais completos

As cidades crescem muito e os problemas que elas abrigam também se complexificam com o crescimento, explica o professor. Para estudar e buscar soluções para esses problemas, são necessários modelos de estudo mais amplo, que reconheçam melhor os padrões urbanos ao redor do mundo.

“Assim como os problemas foram ficando mais complexos, os modelos de explicação têm ficado mais completos e é exatamente aquilo que o artigo destaca. Talvez para o cidadão que está andando na cidade não seja muito claro por que a cidade está cheia de buracos, por que tem engarrafamento, por que tem fila no posto de saúde. Mas, se ele pensar nos desafios colocados hoje em relação aos que estavam colocados nos anos 1950 e 1960 nessas mesmas cidades, ele consegue fazer esse exercício”, conclui o professor Eduardo Marques.


Jornal da USP no Ar 
Jornal da USP no Ar é uma parceria da Rádio USP com a Escola Politécnica e o Instituto de Estudos Avançados. No ar, pela Rede USP de Rádio, de segunda a sexta-feira: 1ª edição das 7h30 às 9h, com apresentação de Roxane Ré, e demais edições às 14h, 15h e às 16h45. Em Ribeirão Preto, a edição regional vai ao ar das 12 às 12h30, com apresentação de Mel Vieira e Ferraz Junior. Você pode sintonizar a Rádio USP em São Paulo FM 93.7, em Ribeirão Preto FM 107.9, pela internet em www.jornal.usp.br ou pelo aplicativo do Jornal da USP no celular. 


Política de uso 
A reprodução de matérias e fotografias é livre mediante a citação do Jornal da USP e do autor. No caso dos arquivos de áudio, deverão constar dos créditos a Rádio USP e, em sendo explicitados, os autores. Para uso de arquivos de vídeo, esses créditos deverão mencionar a TV USP e, caso estejam explicitados, os autores. Fotos devem ser creditadas como USP Imagens e o nome do fotógrafo.