Covid-19 pode trazer riscos grandes aos tabagistas

Pesquisas mostram que os riscos da doença ultrapassam 14% das chances de complicações para os fumantes

 17/03/2020 - Publicado há 5 anos     Atualizado: 25/03/2020 às 9:34
Por

Logo da Rádio USP

O tabagista tem 24,28% a mais de chances de contrair o coronavírus do que uma pessoa que não fuma. Um estudo publicado no China Medical Journal, em fevereiro de  2020, investigou a pneumonia nos pacientes com coronavírus. Os que tiveram teste positivo foram internados em três hospitais  distintos, entre 30 de dezembro de 2019 e 15 de janeiro de 2020. Além disso, o tabagismo aumentou as complicações da doença em 14 vezes, atingindo principalmente a ventilação mecânica. O assunto é tema da coluna desta semana do professor João Paulo Lotufo.

Acompanhe, pelo link acima, a íntegra da coluna.


Dr. Bartô e os Doutores da Saúde
A coluna Dr. Bartô e os Doutores da Saúde, com o professor João Paulo Lotufo, vai ao ar quinzenalmente, segunda-feira às 9h, na Rádio USP (São Paulo 93,7 ; Ribeirão Preto 107,9) e também no Youtube, com produção da Rádio USP, Jornal da USP e TV USP.

.


Política de uso 
A reprodução de matérias e fotografias é livre mediante a citação do Jornal da USP e do autor. No caso dos arquivos de áudio, deverão constar dos créditos a Rádio USP e, em sendo explicitados, os autores. Para uso de arquivos de vídeo, esses créditos deverão mencionar a TV USP e, caso estejam explicitados, os autores. Fotos devem ser creditadas como USP Imagens e o nome do fotógrafo.