A ciência de dados na carreira do profissional de Educação Física

Nesta coluna, o professor Santiago mostra a importância da ciência de dados e a possibilidade de atuação em mercados ainda pouco explorados, como a pesca esportiva

 18/11/2022 - Publicado há 1 ano

Logo da Rádio USP

Nesta edição da coluna Ciência e Esporte, o professor Paulo Santiago fala sobre a ciência de dados voltada para o esporte. Com a proximidade da Copa do Mundo no Catar, a questão dos dados para realização de trabalhos científicos ganha força. O professor Santiago comenta que muitos desses dados podem ser acessados em repositórios abertos, como, por exemplo, o StatsBomb.

Devido à grande quantidade de profissionais que atuam no mercado dos esportes com bola, Santiago chama a atenção para outro esporte pouco explorado no Brasil e com muitos dados para serem estudados, como é o caso da pesca esportiva. Segundo o professor, as tecnologias utilizadas nas embarcações e os dados geográficos de lagos e rios geram uma infinidade de registros para serem estudados. Como recomendação e ilustração da pesca esportiva, Santiago indica o canal no YouTube chamado Shark Pesca Esportiva

Para quem gosta do tema, a coluna Ciência e Esporte está aberta a sugestões  para as próximas edições, que podem ser feitas pelo e-mail ou através de comentários no canal da coluna no YouTube. A única restrição é que sejam relacionadas à ciência e ao esporte. 


Ciência e Esporte
A coluna Ciência e Esporte, com o professor Paulo Santiago, vai ao ar quinzenalmente sexta-feira às 8h30, na Rádio USP (São Paulo 93,7; Ribeirão Preto 107,9) e também no Youtube, com produção da Rádio USP, Jornal da USP e TV USP.

.


Política de uso 
A reprodução de matérias e fotografias é livre mediante a citação do Jornal da USP e do autor. No caso dos arquivos de áudio, deverão constar dos créditos a Rádio USP e, em sendo explicitados, os autores. Para uso de arquivos de vídeo, esses créditos deverão mencionar a TV USP e, caso estejam explicitados, os autores. Fotos devem ser creditadas como USP Imagens e o nome do fotógrafo.