“A América do Sul está de costas para o Brasil”

É no que acredita o colunista Pedro Dallari, diante da ação pífia do Brasil diante da pandemia de covid-19

 17/03/2021 - Publicado há 4 anos
Por

Logo da Rádio USP

As relações do Brasil com seus vizinhos sul-americanos nunca foram exatamente harmoniosas. Por muito tempo, foi dito que o País estava de costas para a América do Sul. Com a pandemia do novo coronavírus, essa situação ganhou novos contornos. É o que afirma o professor Pedro Dallari em sua coluna desta semana. “Ao se falar das relações internacionais do Brasil, é comum se ouvir dizer que o ‘Brasil está de costas para a América Latina’. Trata-se de uma realidade decorrente da experiência histórica da região, mas mais especificamente das estratégias de desenvolvimento adotadas ao longo dos tempos pelo Brasil, que sempre estiveram atreladas à priorização nas relações com os Estados Unidos e com a Europa e, mais recentemente, com a China, em prejuízo às relações com os vizinhos latino-americanos”, comenta o colunista. “Esta perspectiva sempre foi lamentada pelos países da região, principalmente os da América do Sul, justamente porque a falta de maior articulação por parte do Brasil, no exercício de uma liderança efetiva, faz com que a América do Sul tenha um peso relativamente pequeno na ordem política internacional. E a pouca efetividade do Mercosul, nesse caso, é evidente”, afirma Dallari.

Para o professor, a pandemia está mudando esse quadro, mas não para melhor. “E a pandemia de covid-19 está mudando tristemente esse quadro. Agora, ao invés de ser o Brasil a estar de costas para a América Latina, é a América do Sul que está de costas para o Brasil. Esta mudança de cenário decorre do fato de os países sul-americanos estarem fechando suas fronteiras para a entrada de brasileiros, a fim de evitar o contágio com portadores e transmissores do novo coronavírus”, aponta o colunista. “A falta de controle da propagação da doença no Brasil, que já levou à morte quase 300 mil pessoas, fez com que nossos vizinhos procurassem evitar o contato com brasileiros”, afirma ele. “Este novo quadro do relacionamento do Brasil com outros países da América do Sul e da América Latina foi enfocado recentemente no programa Diálogos na USP. No programa, falei sobre a situação preocupante da relação do Brasil com seus vizinhos sul-americanos”, conclui Dallari.

Veja aqui o Diálogos na USP sobre a relação do Brasil com os outros países da América do Sul.


Globalização e Cidadania
A coluna Globalização e Cidadania, com o professor Pedro Dallari, vai ao ar quinzenalmente, quarta-feira às 8h, na Rádio USP (São Paulo 93,7; Ribeirão Preto 107,9) e também no Youtube, com produção da Rádio USP,  Jornal da USP e TV USP.

.


Política de uso 
A reprodução de matérias e fotografias é livre mediante a citação do Jornal da USP e do autor. No caso dos arquivos de áudio, deverão constar dos créditos a Rádio USP e, em sendo explicitados, os autores. Para uso de arquivos de vídeo, esses créditos deverão mencionar a TV USP e, caso estejam explicitados, os autores. Fotos devem ser creditadas como USP Imagens e o nome do fotógrafo.