Telefonoaudiologia pode incrementar serviços pós-pandemia

O Conselho Federal de Fonoaudiologia (CFF) e a Faculdade de Odontologia de Bauru (FOB) da USP lançaram diretrizes para o uso da telefonoaudiologia em território nacional

 06/10/2020 - Publicado há 4 anos
Logo da Rádio USP

O Conselho Federal de Fonoaudiologia (CFF) e a Faculdade de Odontologia de Bauru (FOB) da USP lançaram diretrizes para o uso da telefonoaudiologia em território nacional. O documento, para os especialistas, chega em boa hora e complementa uma resolução do Conselho Federal que rege a profissão, apresentando uma síntese da evidência disponível sobre esse tipo de serviço. O Jornal da USP no Ar de hoje (5) conversa com as professoras Andréa Cintra Lopes e Deborah Viviane Ferrari, da Faculdade de Odontologia de Bauru (FOB) da USP e do Grupo de Trabalho de Telefonoaudiologia do Conselho Federal de Fonoaudiologia (CFF).

Andréa compartilha que o Conselho Federal de Fonoaudiologia já tinha, desde 2001, uma resolução que trazia algumas normativas, naquela época com o nome de telessaúde em fonoaudiologia. Com a última resolução, revogada em 2013, em que não se permitia a teleconsulta direta entre profissional e paciente, o Conselho Federal já vinha estudando uma nova resolução desde o ano passado.

Com a pandemia, o Conselho Federal publicou duas recomendações permitindo a teleconsulta, para que não houvesse um prejuízo financeiro na assistência do paciente nem para o profissional.

.

Foto: Reprodução via NET/SES/PE

Ainda assim, a área de telefonoaudiologia oferece alguns desafios, tanto para o profissional quanto para o paciente, já que, “além da publicação da resolução e da permissão para a teleconsulta, era necessário uma formação para os profissionais, atendendo principalmente à questão da segurança pela Lei Geral de Proteção de Dados Pessoais. Optou-se por publicar tanto a Resolução 580 como as Diretrizes de Boas Práticas para poder oferecer um conhecimento mais seguro para os fonoaudiólogos exercerem a telefonoaudiologia”, comenta Andréa.

Além do cuidado com os dados dos pacientes, Deborah compartilha que os profissionais se deparam hoje com outros desafios. Com as diferentes modalidades oferecidas dentro da telefonoaudiologia, ter uma boa conectividade é primordial para a avaliação. “Infelizmente, nós sabemos que nem todos os pacientes que têm um smartphone têm um plano de internet que permita que ele faça uma consulta ao vivo com excelente qualidade de som e vídeo, elementos cruciais quando você está analisando distúrbios da comunicação, que é do que trata a fonoaudiologia”, comenta Deborah.

Além disso, o pagamento e reembolso por esses serviços é outra questão que deverá ser analisada após a pandemia, como compartilha Deborah: “Todo mundo ainda está tentando entender, tanto o serviço público quanto o serviço privado e os seguros de saúde. Durante a pandemia o reembolso está posto, depois disso, existe uma tratativa importante onde os conselhos da área da saúde vão ter que trabalhar para normatizar essa questão”.

Saiba mais ouvindo a entrevista completa no player acima.


Jornal da USP no Ar 
Jornal da USP no Ar é uma parceria da Rádio USP com a Escola Politécnica e o Instituto de Estudos Avançados. No ar, pela Rede USP de Rádio, de segunda a sexta-feira: 1ª edição das 7h30 às 9h, com apresentação de Roxane Ré, e demais edições às 14h, 15h e às 16h45. Em Ribeirão Preto, a edição regional vai ao ar das 12 às 12h30, com apresentação de Mel Vieira e Ferraz Junior. Você pode sintonizar a Rádio USP em São Paulo FM 93.7, em Ribeirão Preto FM 107.9, pela internet em www.jornal.usp.br ou pelo aplicativo do Jornal da USP no celular. 

 

 

 

 

 


Política de uso 
A reprodução de matérias e fotografias é livre mediante a citação do Jornal da USP e do autor. No caso dos arquivos de áudio, deverão constar dos créditos a Rádio USP e, em sendo explicitados, os autores. Para uso de arquivos de vídeo, esses créditos deverão mencionar a TV USP e, caso estejam explicitados, os autores. Fotos devem ser creditadas como USP Imagens e o nome do fotógrafo.