Sociedade em Foco #153: Acordo com a União Europeia pode ter impacto nas políticas industriais do Brasil

País precisa rever seus acordos de modo a explorar seu potencial industrial, tecnológico e energético

 27/06/2023 - Publicado há 10 meses
Momento Sociedade - USP
Momento Sociedade - USP
Sociedade em Foco #153: Acordo com a União Europeia pode ter impacto nas políticas industriais do Brasil
/

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva diz serem inaceitáveis as exigências da União Europeia (UE) para estabelecer um acordo com o Mercosul. O professor José Luiz Portella, doutor em História Econômica pela Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas (FFLCH) da USP e pesquisador do Instituto de Estudos Avançados (IEA) da USP, explica se o posicionamento do presidente faz sentido e quais os impactos das restrições da UE nas políticas públicas brasileiras. 

“Em suma, o presidente acertou no que ele disse. As políticas rendem muito para as políticas públicas do Brasil, mas vai ser uma batalha dura por conta dos interesses dos europeus. E aí o presidente tem razão que é preciso conversar, porque, ao mesmo tempo em que eles falam das coisas, eles entregam um documento com ameaças e com cortes”, diz Portella. 

Especialistas explicam que o rigor imposto pela União Europeia pode ter um impacto no projeto de industrialização e reindustrialização defendido pelo governo e Portella defende a necessidade desses projetos. “Só que uma política de industrialização baseada não só na realidade que nós estamos passando de transição energética e a questão da revolução digital, de comunicação, das novas mídias, e não qualquer industrialização, porque muitas vezes o que o pessoal chama de política industrial no Brasil é uma política de protecionismo puro, sem ganho para a população brasileira; é uma política em que o governo desonera, diminui imposto de qualquer atividade da indústria e a indústria não garante emprego”, comenta. 

Ainda sobre os interesses da UE, “por trás de tudo ela quer que o Brasil continue sendo um partido exportador de matéria-prima e ela nos revenda produtos industrializados com valor agregado. Quer dizer, a gente acaba pagando por uma coisa que nós temos a matéria-prima aqui, então vai ser uma outra batalha”, finaliza Portella.


Momento Sociedade
O Momento Sociedade vai ao ar na Rádio USP todas as segundas-feiras, às 8h30 – São Paulo 93,7 MHz e Ribeirão Preto 107,9 MHz e também nos principais agregadores de podcast

.


Política de uso 
A reprodução de matérias e fotografias é livre mediante a citação do Jornal da USP e do autor. No caso dos arquivos de áudio, deverão constar dos créditos a Rádio USP e, em sendo explicitados, os autores. Para uso de arquivos de vídeo, esses créditos deverão mencionar a TV USP e, caso estejam explicitados, os autores. Fotos devem ser creditadas como USP Imagens e o nome do fotógrafo.