Revoredo #99: Violeiro caipira traz sua diversidade cultural para a música

Marcos Mesquita apresenta seu trabalho com músicas ecléticas para o instrumental caipira

10/08/2023 - Publicado há 9 meses     Atualizado: 24/08/2023 as 18:20
Revoredo - USP
Revoredo #99: Violeiro caipira traz sua diversidade cultural para a música
/

O Revoredo desta semana traz o trabalho de Marcos Mesquita, violeiro caipira, compositor, cantor e professor. Mesquita nasceu no Rio de Janeiro em 1960 e, no mesmo ano, foi morar em Brasília com a família, no momento em que também nascia a nova capital federal. Com a cidade se desenvolvendo rapidamente, o violeiro teve influência da vasta diversidade cultural ao longo de sua infância, proporcionada pelos migrantes que chegavam de todo o País para construir Brasília. Aos 15 anos já sabia tocar violão e viola caipira. Em seguida começou a compor suas músicas.

Mesquita fez licenciatura em Música na Universidade de Brasília (UnB) e é professor na Escola de Música de Brasília. Construiu uma carreira como compositor e intérprete eclético, expandiu sua curiosidade musical que vai da música caipira tradicional, passa pela música medieval, erudita e popular e não esconde nem mesmo as influências do rock progressivo.

As músicas reproduzidas neste podcast foram: Abertura, Casamento na Roça, Ivone, Lá em Casa, Dança Goiânia, Sonho de Violeiro, De Mala e Cuia, 12 de Junho, Arpejos, Trans, Sol  Mar e Alegria, Flash, Here Comes the Sun, Norwegian Wood, Michelle.

Ficha Técnica: Produção e apresentação: Maestro José Gustavo Julião de Camargo Coprodução e edição: Rádio USP Ribeirão Preto