Revoredo #66: Três violeiros apresentam a raiz brasileira da viola caipira

Rafael Gonzá, Gil Fenerich e Cássio Fonseca exploram o universo instrumental da viola caipira

 22/12/2022 - Publicado há 2 anos
Revoredo - USP
Revoredo - USP
Revoredo #66: Três violeiros apresentam a raiz brasileira da viola caipira
/

Revoredo desta semana apresenta o trabalho de três violeiros: Rafael Gonzá, Gil Fenerich e Cássio Fonseca. Artista independente, violeiro e radialista, Rafael Gonzá, natural do Vale do Paraíba, explora, em suas composições, canções e o universo instrumental da viola caipira, com diversos gêneros da música brasileira e latino-americana como referências.

Gil Fenerich, natural de Monte Alto, no interior de São Paulo, é bacharelado em Música pelo Departamento de Música da Faculdade de Filosofia, Ciências e Letras de Ribeirão Preto (FFCLRP) da USP, violeiro, instrumentista, professor, compositor e arranjador. O violeiro tem como principais influências Tião Carreiro, Almir Sater e Renato Teixeira.

Natural de Ribeirão Preto e radicado em Jardinópolis, Cássio Fonseca é compositor e professor de viola. Como primeiro instrumento, teve um cavaquinho e formou um grupo de choro e música instrumental junto com outros músicos ribeirão-pretanos. Posteriormente, ganhou uma bolsa de estudos no Conservatório Carlos Gomes, na mesma cidade, onde estudava teoria, canto e coral, e, entre os intervalos, ia ver as aulas de violão erudito. A formação no violão erudito deu outra perspectiva para Fonseca sobre o instrumento e, em 2012, passou a demonstrar interesse pela viola caipira. Em seguida, cursou licenciatura em Música com a iniciação científica sobre a viola como instrumento musicalizador.

Neste episódio, são apresentadas as músicas: Passeio do lobo-guará; Que dor, Belô; Injuriado; Agora não; Galáxia jovem; Prelúdio dos pássaros; Um caipira em Viena; Viola de capiau; Estrada de chão; Dias tranquilos; Ondas do mar de vigo; Dança da onça; Cajueiro; Lua cheia; Amadeu; Urutau; Guizo de cobra e Jacarezei.

Ficha Técnica: Produção e apresentação: Maestro José Gustavo Julião de Camargo Coprodução e edição: Rádio USP Ribeirão Preto

Política de uso 
A reprodução de matérias e fotografias é livre mediante a citação do Jornal da USP e do autor. No caso dos arquivos de áudio, deverão constar dos créditos a Rádio USP e, em sendo explicitados, os autores. Para uso de arquivos de vídeo, esses créditos deverão mencionar a TV USP e, caso estejam explicitados, os autores. Fotos devem ser creditadas como USP Imagens e o nome do fotógrafo.