Pílula Farmacêutica #132: A importância de ansiolíticos para a saúde mental

Existem diferentes tipos de ansiolítico, mas os mais comuns são: Alprazolam, Clonazepam, Estazolam, Diazepam

 30/10/2023 - Publicado há 6 meses
Pílula Farmacêutica - USP
Pílula Farmacêutica - USP
Pílula Farmacêutica #132: A importância de ansiolíticos para a saúde mental
/

No episódio do Pílula Farmacêutica desta semana, a acadêmica Amanda Pereira de Araujo fala sobre os ansiolíticos, o que são, como agem no organismo e seus efeitos colaterais, para que todos entendam que este também é um medicamento que precisa de uso racional. Ela adianta que os ansiolíticos são medicamentos que servem para diminuir os efeitos da ansiedade, potencializando a qualidade do sono, tratamento da insônia, tensão e sensações de estresse.

Segundo a acadêmica, os medicamentos de ação ansiolítica agem na potencialização da ação do neurotransmissor Gaba, também conhecido como ácido gama-aminobutírico, que age como um inibidor no sistema nervoso central (SNC).

“No Brasil, estima-se que 9,3% da população sofre de ansiedade, de acordo com a Organização Mundial da Saúde (OMS). Além disso, mais de 26% dos brasileiros possuem diagnóstico de ansiedade, sendo que o tratamento não ocorre com frequência porque ainda é estigmatizado no País”, declara a acadêmica. 

De acordo com Amanda, a preocupação com a saúde mental ainda é um tabu, e pessoas com transtornos mentais sofrem constante preconceito. “Por isso, o uso consciente de ansiolíticos é extremamente importante, uma vez que os sintomas de ansiedade são físicos e afetam o dia a dia de crianças e adultos”, afirma.

Além disso, a acadêmica informa que os ansiolíticos precisam de receita médica e o médico precisa emitir duas vias. Como exemplos de ansiolíticos ela cita: Alprazolam, Clonazepam, Estazolam, Diazepam. “Assim como tomamos remédios para dores físicas, doenças mentais também precisam ser tratadas com medicamentos e esse tratamento não deve ser encarado como algo ruim”, finaliza. 


Pílula Farmacêutica
 
Apresentação: Kimberly Fuzel e Giovanna Bingre
Produção: Professora Regina Célia Garcia de Andrade e Rita Stella
Coprodução e Edição: Rádio USP Ribeirão 
E-mail: ouvinte@usp.br
Coordenação: Rosemeire Talamone
Horário: segunda e quarta, às 10h40
Você pode sintonizar a Rádio USP em São Paulo FM 107,9; ou Ribeirão Preto FM 107.9, ou pela internet em www.jornal.usp.br ou pelo aplicativo no celular para Android e iOS .
Veja todos os episódios de Pílula Farmacêutica .

Política de uso 
A reprodução de matérias e fotografias é livre mediante a citação do Jornal da USP e do autor. No caso dos arquivos de áudio, deverão constar dos créditos a Rádio USP e, em sendo explicitados, os autores. Para uso de arquivos de vídeo, esses créditos deverão mencionar a TV USP e, caso estejam explicitados, os autores. Fotos devem ser creditadas como USP Imagens e o nome do fotógrafo.