Pílula Farmacêutica #129: Medicamentos corticoides possuem ação binária no organismo

Corticoides têm função importante na adaptação do organismo às situações de estresse, mas devem ser usados com cautela

 03/09/2023 - Publicado há 8 meses
Pílula Farmacêutica - USP
Pílula Farmacêutica - USP
Pílula Farmacêutica #129: Medicamentos corticoides possuem ação binária no organismo
/

Os corticoides são remédios de extrema importância para o tratamento de certos problemas inflamatórios, mas também podem ser prejudiciais à saúde. No podcast Pílula Farmacêutica desta semana, a acadêmica Amanda Pereira de Araújo, orientada pela professora Regina Andrade da Faculdade de Ciências Farmacêuticas da USP em Ribeirão Preto, fala sobre a ação binária dos medicamentos corticoides no organismo.

Segundo a acadêmica, os corticoides surgiram no final do século 19 e começo do século 20, mas só foram inseridos nos tratamentos médicos, de fato, por volta de 1949. “Eles possuem uma função importante na adaptação do nosso organismo às situações de estresse e é muito utilizado para doenças alérgicas, asma e reumáticas e até mesmo cânceres”, conta. 

Além disso, Amanda esclarece que os corticoides inibem uma cascata inteira de eventos no organismo que poderiam comprometer o sistema orgânico. “Ele altera a ação do hormônio cortisol, diminuindo inflamações do nosso sistema imunológico. Os efeitos do corticoide podem variar de leves, reversíveis a irreversíveis, por exemplo, insônia, dor de cabeça e aumento do colesterol”, declara a acadêmica. 

Por isso, existem algumas contraindicações, como em casos de hipersensibilidade ao medicamento, e ainda os tratamentos precisam ser curtos devido aos seus efeitos adversos. “Em adultos, o uso de corticoide em excesso pode gerar hiperglicemia e levar para um quadro de diabete, além de possibilidade de cataratas ou glaucomas. Já em crianças, o tratamento com corticoide precisa ser curto, pois seu uso prolongado pode retardar o crescimento”, alerta Amanda. 


Pílula Farmacêutica
 
Apresentação: Kimberly Fuzel e Giovanna Bingre
Produção: Professora Regina Célia Garcia de Andrade e Rita Stella
Coprodução e Edição: Rádio USP Ribeirão 
E-mail: ouvinte@usp.br
Coordenação: Rosemeire Talamone
Horário: segunda e quarta, às 10h40
Você pode sintonizar a Rádio USP em São Paulo FM 107,9; ou Ribeirão Preto FM 107.9, ou pela internet em www.jornal.usp.br ou pelo aplicativo no celular para Android e iOS .
Veja todos os episódios de Pílula Farmacêutica .

Política de uso 
A reprodução de matérias e fotografias é livre mediante a citação do Jornal da USP e do autor. No caso dos arquivos de áudio, deverão constar dos créditos a Rádio USP e, em sendo explicitados, os autores. Para uso de arquivos de vídeo, esses créditos deverão mencionar a TV USP e, caso estejam explicitados, os autores. Fotos devem ser creditadas como USP Imagens e o nome do fotógrafo.