Pílula Farmacêutica #124: Maceração é usada na extração de princípios ativos de plantas medicinais

Mais comumente usado para a extração de substâncias de plantas medicinais, método não deve ser aplicado em comprimidos 

 26/06/2023 - Publicado há 10 meses
Pílula Farmacêutica - USP
Pílula Farmacêutica - USP
Pílula Farmacêutica #124: Maceração é usada na extração de princípios ativos de plantas medicinais
/

Existem diversas formas para preparar administrações de medicamentos e a maceração é um método utilizado há centenas de anos, principalmente para plantas medicinais. O acadêmico Giovani Santos de Oliveira, orientado pela professora Regina Andrade da Faculdade de Ciências Farmacêuticas de Ribeirão Preto (FCFRP) da USP, traz informações, neste Pílula Farmacêutica, sobre o processo de maceração de medicamentos.

De acordo com ele, a maceração é o processo de extração de princípios ativos de plantas medicinais ou outros produtos, utilizando um líquido solvente. “A maceração envolve a imersão do produto que se deseja extrair a substância medicamentosa em um solvente adequado, como água ou álcool, por um período de tempo específico. Durante esse período, os princípios ativos são dissolvidos no solvente, resultando em uma preparação líquida concentrada”, explica o acadêmico. 

Além disso, Oliveira adianta que a maceração tem sido usada ao longo da história da farmácia para preparar medicamentos à base de plantas e extratos naturais. “É frequentemente utilizada na produção de xaropes, tinturas, soluções orais e preparações tópicas e permite a extração dos princípios ativos das plantas que serão utilizados em tratamentos específicos”, comenta. 

Por fim, o acadêmico alerta ainda que um comprimido não deve ser macerado. Na diluição do medicamento, com o intuito de facilitar a deglutição do paciente, são usados os processos de trituração e partilha de comprimidos, técnicas que, segundo Oliveira, quando usadas de maneira errada, trazem riscos como, contaminação, alteração da estabilidade do medicamento, variações da dose adequada, entre outros. “Já a maceração é utilizada para extração de princípios ativos de plantas e é considerada tecnicamente mais complexa, um processo que requer conhecimento e orientação adequados”, finaliza. 


Pílula Farmacêutica
 
Apresentação: Kimberly Fuzel e Giovanna Bingre
Produção: Professora Regina Célia Garcia de Andrade e Rita Stella
Coprodução e Edição: Rádio USP Ribeirão 
E-mail: ouvinte@usp.br
Coordenação: Rosemeire Talamone
Horário: segunda e quarta, às 10h40
Você pode sintonizar a Rádio USP em São Paulo FM 107,9; ou Ribeirão Preto FM 107.9, ou pela internet em www.jornal.usp.br ou pelo aplicativo no celular para Android e iOS .
Veja todos os episódios de Pílula Farmacêutica .

Política de uso 
A reprodução de matérias e fotografias é livre mediante a citação do Jornal da USP e do autor. No caso dos arquivos de áudio, deverão constar dos créditos a Rádio USP e, em sendo explicitados, os autores. Para uso de arquivos de vídeo, esses créditos deverão mencionar a TV USP e, caso estejam explicitados, os autores. Fotos devem ser creditadas como USP Imagens e o nome do fotógrafo.