Olhar Brasileiro #118: As parcerias de Tom Jobim e Newton Mendonça 

São apresentadas as 13 canções criadas por dois importantes nomes da música brasileira

 21/09/2023 - Publicado há 7 meses
Olhar Brasileiro - USP
Olhar Brasileiro - USP
Olhar Brasileiro #118: As parcerias de Tom Jobim e Newton Mendonça 
/

“No ano de 1952, uma dupla de pianistas se revezava em apresentações noturnas na Boate Posto 5, em Copacabana, na cidade do Rio de Janeiro. Um ano mais tarde, esses dois pianistas, um, Antônio Carlos Jobim, e o outro, Newton Mendonça, lançavam a primeira composição assinada pela dupla, Incerteza”, conta o pesquisador Omar Jubran no podcast Olhar Brasileiro.

Segundo Jubran, Newton Mendonça e Tom Jobim eram amigos de infância. “Ao se tornarem parceiros, criaram juntos canções que ajudaram a mudar os rumos da música popular brasileira”, diz citando Samba de Uma Nota Só. Outra se tornou um clássico da bossa nova, o samba Desafinado. O podcast ainda traz gravações originais da década de 1950, como Teu Castigo, com Dalva de Oliveira, e Perdido nos Teus Olhos, na voz de Dick Farney. 

“Tom Jobim e Newton Mendonça, como compositores, apresentavam praticamente a mesma qualidade distintiva fundamental: ambos criavam melodias avançadas para a época, harmonias requintadas e letras engenhosas, de pouca formalidade e, portanto, facilmente assimiláveis”, comenta Jubran. 

Ouça o podcast nos links acima.

Este podcast reproduz o programa Olhar Brasileiro foi ao ar pela Rádio USP (93,7 MHz), no dia 17 de setembro de 2023. Dedicado à divulgação da música popular brasileira, Olhar Brasileiro vai ao ar sempre aos domingos, às 10 horas, com reapresentação na terça-feira, à 0 hora, inclusive via internet, através do site da emissora. Às quintas-feiras ele é publicado em formato de podcast no Jornal da USP.  O programa é produzido e apresentado pelo pesquisador Omar Jubran.

As edições anteriores de Olhar Brasileiro estão disponíveis neste link.


Política de uso 
A reprodução de matérias e fotografias é livre mediante a citação do Jornal da USP e do autor. No caso dos arquivos de áudio, deverão constar dos créditos a Rádio USP e, em sendo explicitados, os autores. Para uso de arquivos de vídeo, esses créditos deverão mencionar a TV USP e, caso estejam explicitados, os autores. Fotos devem ser creditadas como USP Imagens e o nome do fotógrafo.