Momento Cidade #52: Como fotos de crianças contam parte da história de São Paulo?

Nesta edição, a entrevistada é Maria Cristina Stello Leite, autora da tese “Crianças na cidade: registros no processo de urbanização de São Paulo pelas fotografias de Vincenzo Pastore (1900-1910)”, defendida na Faculdade de Educação da USP

Por
Jornal da USP
Jornal da USP
Momento Cidade #52: Como fotos de crianças contam parte da história de São Paulo?
/

Para entender como fotografias de crianças de um século atrás dialogam com o contexto urbano dos dias de hoje, o Momento Cidade desta semana entrevista a pesquisadora Maria Cristina Stello Leite, autora da tese de doutorado Crianças na cidade: registros no processo de urbanização de São Paulo pelas fotografias de Vincenzo Pastore (1900-1910), orientada pela professora Marcia Aparecida Gobbi e defendida na Faculdade de Educação (FE) da USP.

Em sua pesquisa, Maria Cristina estudou as fotos tiradas pelo italiano Vincenzo Pastore em São Paulo no início do século 20. O fotógrafo registrou diferentes crianças no espaço urbano, e com base nas fotografias a pesquisadora procurou recontar a história da cidade, a partir do ponto de vista das crianças.

Segundo a pesquisadora, é importante que as cidades dos dias de hoje considerem as crianças em seus projetos públicos. Afinal, uma cidade que considera o bem-estar das crianças, garante o bem-estar de toda a população.

A tese de doutorado completa pode ser acessada neste link.

Ouça o podcast na íntegra no player acima. Siga no Spotify, no Apple Podcasts ou no seu aplicativo de podcast favorito.

Ficha técnica

Reportagem: Karina Tarasiuk
Produção: Denis Pacheco
Composição Musical e Edição de Som: André Leite e Guilherme Fiorentini


Política de uso 
A reprodução de matérias e fotografias é livre mediante a citação do Jornal da USP e do autor. No caso dos arquivos de áudio, deverão constar dos créditos a Rádio USP e, em sendo explicitados, os autores. Para uso de arquivos de vídeo, esses créditos deverão mencionar a TV USP e, caso estejam explicitados, os autores. Fotos devem ser creditadas como USP Imagens e o nome do fotógrafo.