Manhã com Bach #56: Início da carreira de Bach se deu em Arnstadt e Mühlhausen

Programa “Manhã com Bach” começa a comemorar aniversário de 336 do compositor, que se dará no dia 21

Por
 08/03/2021 - Publicado há 3 anos     Atualizado: 22/03/2021 as 14:45
Manhã com Bach - USP
Manhã com Bach - USP
Manhã com Bach #56: Início da carreira de Bach se deu em Arnstadt e Mühlhausen
/

Nascido em 21 de março de 1685, em Eisenach, na Turíngia, no leste da Alemanha, Johann Sebastian Bach começou sua carreira como músico em Arnstadt, onde foi organista da Neue Kirche (Igreja Nova) entre 1703 e 1707, e Mühlhausen, onde atuou também como organista da Divi Blasi Kirche (Igreja de São Blásio) entre junho de 1707 e junho de 1708. As duas cidades se localizam perto de Eisenach.

Esse período inicial da carreira de Bach foi destacado no programa  Manhã com Bach, da Rádio USP (93,7 MH), nos dias 6 e 7 de março de 2021. Dessa época, foram exibidas três composições: Capriccio sopra la lontananza del fratello diletíssimo, “Capricho sobre o distanciamento do irmão diletíssimo” (BWV 992), a Tocata em Ré Menor (BWV 913) – ambas as peças para cravo – e a cantata Gott ist mein König, “Deus é meu rei” (BWV 71). O programa deu início às comemorações do aniversário de Bach, que no próximo dia 21 completa 336 anos.

Ouça no link acima a íntegra do programa.

Dedicado à divulgação da música do compositor alemão Johann Sebastian Bach (1685-1750), Manhã com Bach vai ao ar pela Rádio USP (93,7 MHz) sempre aos sábados, às 9 horas, com reapresentação no domingo, também às 9 horas, inclusive via internet, através do site da emissora. Às segundas-feiras ele é publicado em formato de podcast na área de podcasts do Jornal da USP.

As edições anteriores de Manhã com Bach estão disponíveis neste link.


Política de uso 
A reprodução de matérias e fotografias é livre mediante a citação do Jornal da USP e do autor. No caso dos arquivos de áudio, deverão constar dos créditos a Rádio USP e, em sendo explicitados, os autores. Para uso de arquivos de vídeo, esses créditos deverão mencionar a TV USP e, caso estejam explicitados, os autores. Fotos devem ser creditadas como USP Imagens e o nome do fotógrafo.