Diversidade em Ciência 50#: Marithê Azevedo fala sobre cartografias e poéticas contemporâneas

Ela trabalha cartografia nas artes cênicas e no audiovisual, com o princípio metodológico de que a pesquisa é inacabada, aberta e composta de linhas infinitas

 20/06/2022 - Publicado há 2 anos
Diversidade em Ciência - USP
Diversidade em Ciência - USP
Diversidade em Ciência 50#: Marithê Azevedo fala sobre cartografias e poéticas contemporâneas
/

 

No Diversidade em Ciência, Ricardo Alexino Ferreira entrevista Maria Thereza Oliveira Azevedo, mais conhecida como Marithê Azevedo, professora do Programa de Pós-Graduação em Estudos de Cultura Contemporânea da Universidade Federal do Mato Grosso e doutora em Artes Cênicas pela ECA-USP.

Martihê Azevedo é organizadora dos livros Cuiabá, a mulher e a cidade: literatura, cinema e artes da cena, pela Editora da Universidade Federal de Mato Grosso; Cidade Possível – 100 em 1 dia Cuiabá: pensar, experimentar e reencantar a cidade, pela Editora CRV; e O que é que a cidade tem?, pela Editora Carlini & Caniat.

Ela já recebeu várias premiações: Melhor Documentário brasileiro no Festival Internacional do Cinema Feminino (Femina), por Memórias clandestinas; Prêmio Coxiponé, no 20º Festival de Cinema e Vídeo de Cuiabá, como Melhor Telefilme, As cores que habitamos; Prêmio Salão de Arte do Centro Oeste, pelo Coletivo à Deriva; Prêmio Intercom de Melhor Pesquisa Nacional na Área de Comunicação por Imagens da Cidade: vídeo e história em construção para o ensino fundamental.

É líder do Grupo de Pesquisa Artes híbridas, intersecções, contaminações, transversalidades e do Coletivo à Deriva.

Durante o Diversidade em Ciência, Marithê Azevedo fala sobre cartografia em pesquisas; ocupação socioestética e poéticas contemporâneas.


Diversidade em Ciência

O Diversidade em Ciência é um programa de divulgação científica voltado para as ciências das diversidades e direitos humanos, e vai ao ar toda segunda-feira, às 13 horas, com direção e apresentação do jornalista e professor da Escola de Comunicações e Artes -USP e membro da Comissão de Direitos Humanos da USP, Ricardo Alexino Ferreira, e operação de áudio de João Carlos Megale. O programa é transmitido pela Rádio USP FM 93,7Mhz (São Paulo) e Rádio USP FM 107,9 (Ribeirão Preto) , e também por streaming. As edições do programa estão disponibilizadas nos podcasts do Jornal da USP e nos agregadores de áudio como Spotify, iTunes e Deezer.

.


Política de uso 
A reprodução de matérias e fotografias é livre mediante a citação do Jornal da USP e do autor. No caso dos arquivos de áudio, deverão constar dos créditos a Rádio USP e, em sendo explicitados, os autores. Para uso de arquivos de vídeo, esses créditos deverão mencionar a TV USP e, caso estejam explicitados, os autores. Fotos devem ser creditadas como USP Imagens e o nome do fotógrafo.