Diversidade em Ciência #42: Simone Rufinoni fala sobre o simbolismo de Cruz e Sousa

O simbolismo brasileiro foi um movimento literário considerado a antítese do parnasianismo, do realismo, do naturalismo e do positivismo do século 19, enfatizando a subjetividade e presença de figuras de linguagem como a sinestesia, tendo como principal representante Cruz e Sousa

 25/04/2022 - Publicado há 2 anos
Diversidade em Ciência - USP
Diversidade em Ciência - USP
Diversidade em Ciência #42: Simone Rufinoni fala sobre o simbolismo de Cruz e Sousa
/

No Diversidade em Ciência, Ricardo Alexino Ferreira entrevista Simone Rossinetti Rufinoni, professora de Literatura Brasileira da Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas (FFLCH) da USP.

Simone é autora do livro Favor e Melancolia: Estudo Sobre “A Menina Morta”, de Cornélio Penna, lançado pelas Editoras Edusp e Nankin, e organizadora do livro Caminhos da Lírica Brasileira Contemporânea: Ensaios, pela Editora Nankin.

No Diversidade em Ciência, Simone Rufinoni fala sobre Cruz e Sousa, escritor representante do simbolismo brasileiro.


Diversidade em Ciência

O Diversidade em Ciência é um programa de divulgação científica voltado para as ciências das diversidades e direitos humanos, e vai ao ar toda segunda-feira, às 13 horas, com direção e apresentação do jornalista e professor da Escola de Comunicações e Artes -USP e membro da Comissão de Direitos Humanos da USP, Ricardo Alexino Ferreira, e operação de áudio de João Carlos Megale. O programa é transmitido pela Rádio USP FM 93,7Mhz (São Paulo) e Rádio USP FM 107,9 (Ribeirão Preto) , e também por streaming. As edições do programa estão disponibilizadas nos podcasts do Jornal da USP e nos agregadores de áudio como Spotify, iTunes e Deezer.

.


Política de uso 
A reprodução de matérias e fotografias é livre mediante a citação do Jornal da USP e do autor. No caso dos arquivos de áudio, deverão constar dos créditos a Rádio USP e, em sendo explicitados, os autores. Para uso de arquivos de vídeo, esses créditos deverão mencionar a TV USP e, caso estejam explicitados, os autores. Fotos devem ser creditadas como USP Imagens e o nome do fotógrafo.