De Papo Pro Ar #86: A violista norte-americana Jennifer Stumm fala sobre o projeto Ilumina

Dirigido a jovens das periferias, dá oportunidade de bolsa na Suíça para desenvolver talentos na música erudita

 03/05/2023 - Publicado há 1 ano     Atualizado: 10/05/2023 as 10:02
De papo pro ar - USP
De papo pro ar - USP
De Papo Pro Ar #86: A violista norte-americana Jennifer Stumm fala sobre o projeto Ilumina
/

Uma das mais importantes violistas do mundo, Jennifer Stumm é a convidada do podcast De Papo Pro Ar. Ela fala sobre seu projeto Ilumina, em que jovens talentos das periferias têm a oportunidade de ganhar uma bolsa na Suíça e desenvolver os talentos na música erudita.

O projeto foi fundado em 2015 como um pequeno festival de música em uma fazenda de café, localizada em Mococa, interior de São Paulo, com a missão de aumentar a oportunidade e o capital criativo para diversos jovens talentos das periferias urbanas e rurais da América do Sul. Em 2023, o projeto chegou à sua 8ª edição com programação intensa de concertos gratuitos pelo Estado de São Paulo.

Segundo ela, Ilumina é um coletivo de artistas, pensadores e pessoas motivadas por um modelo transformador de educação no País, que coloca a música como agente central de reformas sociais. O projeto, durante todo o ano, atua diretamente com jovens bolsistas, advindos de contextos socioeconômicos críticos, e busca a formação de lideranças que ampliem e democratizem o acesso à música erudita no País.

Ouça o podcast no link acima.

Este podcast reproduz o programa De Papo Pro Ar, da Rádio USP (93,7 MHz), transmitido no dia 28 de abril de 2023. De Papo Pro Ar é transmitido sempre às sextas-feiras, depois das 18 horas, inclusive via internet, através do site da emissora. Às quartas-feiras ele é publicado em formato de podcast no Jornal da USP. O programa é produzido e apresentado pelo radialista Cido Tavares.

As edições anteriores de De Papo Pro Ar estão disponíveis neste link.


Política de uso 
A reprodução de matérias e fotografias é livre mediante a citação do Jornal da USP e do autor. No caso dos arquivos de áudio, deverão constar dos créditos a Rádio USP e, em sendo explicitados, os autores. Para uso de arquivos de vídeo, esses créditos deverão mencionar a TV USP e, caso estejam explicitados, os autores. Fotos devem ser creditadas como USP Imagens e o nome do fotógrafo.