Construção Musical da Liberdade #5: música e natureza

O quinto programa aborda como a música pode ser o espaço de celebração da aliança entre natureza e liberdade

 07/07/2023 - Publicado há 2 anos
Construção Musical da Liberdade - USP
Construção Musical da Liberdade - USP
Construção Musical da Liberdade #5: música e natureza
/

Herdamos uma imagem do pensamento que entende ser a natureza o avesso da liberdade, aquilo que deve ser negado para que a autonomia do humano se afirme. A relação entre música e natureza mostra, no entanto, uma visão mais complexa dessa relação. No programa de hoje, ouviremos peça do século 18 (Rameau, Rousseau) que explicitam o tipo de naturalismo que guiou o debate musical, e chegaremos ao século 20 (Berio, Grisey) para tentar compreender novas vias para entendermos como a música procura ser o espaço de celebração de certa aliança entre natureza e liberdade.


Construção Musical da Liberdade

Construção Musical da Liberdade é uma série de oito programas que procura explorar as conexões entre experiência estética e emancipação social a partir da música. O programa, concebido por Vladimir Safatle, se baseia em uma proposta de análise das obras a partir das questões produzidas pela forma estética. Além da apresentação do repertório musical, traz análises feitas por Safatle, muitas delas derivadas de seu livro Em um com o impulso: experiência estética e emancipação social. Cada programa tem um tema específico.

Apresentação: Vladimir Safatle
Produção: Vladimir Safatle e Bennet Ribeiro (sonorização)
E-mail: ouvinte@usp.br
Horário: quartas, às 21h, e reprise aos sábados, às 18h
Duração: 1 hora

. 


Política de uso 
A reprodução de matérias e fotografias é livre mediante a citação do Jornal da USP e do autor. No caso dos arquivos de áudio, deverão constar dos créditos a Rádio USP e, em sendo explicitados, os autores. Para uso de arquivos de vídeo, esses créditos deverão mencionar a TV USP e, caso estejam explicitados, os autores. Fotos devem ser creditadas como USP Imagens e o nome do fotógrafo.