Talvez ainda falte muito para que a América Latina conquiste uma democracia estável e duradoura. Apesar dos avanços obtidos nas últimas décadas, com a superação de governos autoritários de recorte militar, o sistema democrático ainda caminha lentamente para enfrentar a desigualdade social que assola historicamente o continente latino-americano.
E é esta desigualdade que explica, em parte, o surgimento de lideranças não tradicionais, verdadeiros outsiders, com vocação sebastianista e discurso antissistema. Eles ingressam na política se aproveitando do descrédito pelo qual as instituições republicanas passam atualmente. O avanço da extrema-direita em alguns países é um exemplo disso.
Para falar do destino e das perspectivas da democracia em nosso país e na América Latina, o Brasil Latino entrevista o diretor do Instituto de Relações Internacionais da Universidade de São Paulo (IRI-USP), professor Pedro Dallari.
Brasil Latino
O Brasil Latino vai ao ar toda terça-feira, às 13h, pela Rádio USP 93,7Mhz (São Paulo) e Rádio USP 107,9 (Ribeirão Preto). As edições do programa estão disponibilizadas nos podcasts do Jornal da USP (jornal.usp.br) e nos agregadores de áudio como Spotify, iTunes e Deezer.
.