Ambiente é o Meio #89: Biodiversidade do Cerrado mostra seu potencial de estoque de carbono

Desmatamento do Cerrado aumentou 25% entre 2021 e 2022, o que justifica maior fiscalização, defendem especialistas, para equilíbrio entre produção agrícola e preservação do bioma

Por
 28/06/2023 - Publicado há 10 meses
Ambiente é o meio - USP
Ambiente é o meio - USP
Ambiente é o Meio #89: Biodiversidade do Cerrado mostra seu potencial de estoque de carbono
/

Ambiente é o Meio desta semana conversa com a gestora ambiental e engenheira agrônoma Ana Paula de Oliveira Risante sobre a importância do Cerrado brasileiro para o controle das emissões de carbono e para a produção de alimentos. A pesquisadora descobriu, durante seu mestrado na Escola Superior de Agricultura Luiz de Queiroz (Esalq) da USP, que o bioma possui riqueza de biodiversidade não conhecida até então. Somente na área estudada, conseguiu identificar 773 árvores de 65 espécies distintas.

Ainda como resultado de seu estudo, Ana Paula informa que a diversidade vegetal encontrada concentra no bioma uma reserva maior de carbono. Esta reserva está relacionada com a saúde do meio ambiente (em geral) e do solo (em particular), o que preocupa, garante a pesquisadora, pelo aumento em 25% do desmatamento ocorrido no local entre 2021 e 2022.

Ana Paula, que é engenheira agrônoma e defensora do setor agrícola, se diz preocupada com o desmatamento do Cerrado e acredita numa fiscalização eficiente para que a agricultura continue produzindo e alimentando a população. Segundo a agrônoma, o desmatamento provoca perda de qualidade do solo, tanto para a produção de alimentos como para a reserva do carbono.

A pesquisadora afirma que deve haver equilíbrio entre a produção agrícola e a preservação do bioma para não ocorrer perda da qualidade do solo e também da biodiversidade, responsável pela “maior eliminação de gases”.

A pesquisa de Ana Paula foi realizada entre 2013 e 2017 em uma reserva biológica de Mogi Guaçu que concentra variedades de espécies vegetais, misturando Mata Atlântica e Cerrado.


Ambiente é o Meio

Produção e Apresentação: Professores Marcelo Marini Pereira de Souza e José Marcelino de Resende Pinto, ambos professores da FFCLRP
Coprodução e Edição: Rádio USP Ribeirão 
E-mail: ouvinte@usp.br
Você pode sintonizar a Rádio USP em São Paulo FM 107,9; ou Ribeirão Preto FM 107.9, ou pela internet em www.jornal.usp.br ou pelo aplicativo no celular para Android e iOS .
.

Política de uso 
A reprodução de matérias e fotografias é livre mediante a citação do Jornal da USP e do autor. No caso dos arquivos de áudio, deverão constar dos créditos a Rádio USP e, em sendo explicitados, os autores. Para uso de arquivos de vídeo, esses créditos deverão mencionar a TV USP e, caso estejam explicitados, os autores. Fotos devem ser creditadas como USP Imagens e o nome do fotógrafo.