Ambiente é o Meio #53: Ações humanas são responsáveis pela emergência climática

Ecóloga e socióloga defende que a emergência climática seja abordada sob uma perspectiva interdisciplinar, com destaque para as ciências sociais

31/08/2022 - Publicado há 2 anos     Atualizado: 01/09/2022 as 15:16
Ambiente é o meio - USP
Ambiente é o Meio #53: Ações humanas são responsáveis pela emergência climática
/

Ambiente é o Meio desta semana conversa com a ecóloga e socióloga Leila da Costa Ferreira, professora da Universidade Estadual de Campinas (Unicamp) e coordenadora do Núcleo de Estudos e Pesquisas Ambientais (Nepam). Com mais de 10 livros publicados sobre questões ambientais, Leila fala das contribuições das ciências sociais que oferecem interpretações sobre comportamentos que influenciam o clima.

“Nós estamos vivendo em uma era em que as ações humanas, estruturalmente, estão dominando e deteriorando as condições ambientais globais, locais e regionais”, diz Leila, afirmando que as dimensões humanas são as responsáveis pela emergência climática. Embora ressalte a relevância das ciências do clima, a professora acredita que não se deve admitir apenas os modelos climáticos, mas “trabalhar com a realidade, concreta e objetiva, ou seja, com os diferentes atores que são responsáveis por todos esses processos”.

Assim, considera a questão ambiental sob uma perspectiva interdisciplinar em que as ciências sociais representam “um campo crucial” para pensar “problemas que são absolutamente estruturantes da alta modernidade da sociedade contemporânea”, avalia Leila.

Este episódio foi produzido com a colaboração de Leandro Magrini, biólogo e doutor em Ciências/Biologia Comparada pela Faculdade de Filosofia, Ciências e Letras de Ribeirão Preto (FFCLRP) da USP, membro do Laboratório de Estudos Avançados em Jornalismo (Labjor), da Unicamp, e bolsista da Fapesp com o projeto Divulgação científica para fortalecer a defesa pela preservação da Biodiversidade.

Ambiente é o Meio

Produção e Apresentação: Professores Marcelo Marini Pereira de Souza e José Marcelino de Resende Pinto, ambos professores da FFCLRP
Coprodução e Edição: Rádio USP Ribeirão
E-mail: ouvinte@usp.br
Você pode sintonizar a Rádio USP em São Paulo FM 107,9; ou Ribeirão Preto FM 107.9, ou pela internet em www.jornal.usp.br ou pelo aplicativo no celular para Android e iOS .
.