Ambiente é o Meio #36: Escassez de recursos intensifica desafios socioambientais brasileiros

Para economista, aos recursos orçamentários insuficientes soma-se a falta de transparência a prejudicar políticas públicas de meio ambiente

 27/04/2022 - Publicado há 2 anos
Ambiente é o meio - USP
Ambiente é o meio - USP
Ambiente é o Meio #36: Escassez de recursos intensifica desafios socioambientais brasileiros
/

O podcast Ambiente é o Meio desta semana conversa com a economista Alessandra Cardoso, assessora na área ambiental do Instituto de Estudos Socioeconômicos (Inesc). Especialista em desenvolvimento econômico e meio ambiente, Alessandra fala sobre a escassez de recursos orçamentários para o meio ambiente no Brasil e comenta o estudo A Conta do Desmonte: Balanço Geral do Orçamento da União, relatório anual do Inesc sobre gastos orçamentários.  

O Inesc é uma organização não governamental (ONG) que existe há 42 anos e “teve um papel muito importante em vários capítulos do processo constituinte, inclusive do direito dos povos indígenas e também do meio ambiente”, conta Alessandra. Até hoje, a organização trabalha para garantir que os direitos estabelecidos e assegurados na Constituição “de fato sejam efetivos e saiam do papel”.   

A partir da década de 1990, o Inesc passou a acompanhar o orçamento público, “um instrumento fundamental de defesa de direitos e de disputa de poder”, considera a economista. Como o governo federal dispõe, disponibiliza e executa cerca de R$ 3 bilhões a R$ 4 bilhões por ano para o meio ambiente, verba distribuída entre vários órgãos e instituições da área, Alessandra julga ser “muito pouco esse marco de compromisso fiscal, orçamentário”. 

Para a economista, o dinheiro federal deveria chegar aos Estados e municípios brasileiros por meio de transferências e editais, o que não ocorre “porque o dinheiro é muito pouco”. Além disso, acrescenta a falta de transparência, com “Estados que sequer publicam os orçamentos para o meio ambiente”.


Ambiente é o Meio

Produção e Apresentação: Professores Marcelo Marini Pereira de Souza e José Marcelino de Resende Pinto, ambos professores da FFCLRP
Coprodução e Edição: Rádio USP Ribeirão 
E-mail: ouvinte@usp.br
Você pode sintonizar a Rádio USP em São Paulo FM 107,9; ou Ribeirão Preto FM 107.9, ou pela internet em www.jornal.usp.br ou pelo aplicativo no celular para Android e iOS .
.

Política de uso 
A reprodução de matérias e fotografias é livre mediante a citação do Jornal da USP e do autor. No caso dos arquivos de áudio, deverão constar dos créditos a Rádio USP e, em sendo explicitados, os autores. Para uso de arquivos de vídeo, esses créditos deverão mencionar a TV USP e, caso estejam explicitados, os autores. Fotos devem ser creditadas como USP Imagens e o nome do fotógrafo.