O papel das universidades nas discussões sociais

18/10/2023 - Publicado há 7 meses     Atualizado: 19/10/2023 as 17:33

O jurista argentino Luís Moreno Ocampo é um personagem importante da história recente de seu país. Como assistente do promotor Julio Cesar Strassera, foi um dos responsáveis por levar a julgamento comandantes militares que governaram a Argentina durante a ditadura que durou de 1976 a 1983. O célebre “julgamento das juntas”, em 1985, condenou, por exemplo, o general Jorge Rafael Videla e o almirante Emílio Massera à prisão perpétua. O episódio do julgamento foi retratado no aclamado filme “Argentina, 1985”.

+ Mais

Jurista Luis Moreno Ocampo é o primeiro titular da Cátedra Erney Plessmann de Camargo

Depois do julgamento, Ocampo teve uma importante carreira internacional, tendo sido o primeiro promotor-chefe do Tribunal Internacional Penal, em Haia. Hoje, Ocampo é professor da Universidade do Sul da Califórnia e acaba de ser empossado como titular da recém criada Cátedra Erney Plessamnn de Camargo, uma iniciativa da Pró-Reitoria de Pesquisa e Inovação da USP.

Luís Moreno Ocampo é o entrevistado desta semana do programa Diálogos na USP, apresentado por Marcello Rollemberg. O programa vai ao ar nesta sexta-feira, dia 20, às 11 horas, no canal da TV USP no Youtube.