USP é a melhor universidade ibero-americana e está entre as 0,6% melhores do mundo

Segundo o ranking publicado pelo Center for World University Rankings (CWUR), a Universidade é a melhor do Brasil e está entre as 100 melhores do mundo no desenvolvimento de pesquisas

16/05/2023 - Publicado há 11 meses     Atualizado: 22/05/2023 as 16:47
Foto: Marcos Santos/USP Imagens e Reprodução/CWUR

A USP está entre as 0,6% melhores universidades do mundo, segundo a edição 2023 do World University Ranking, elaborado pelo Center for World University Rankings (CWUR), consultoria dos Emirados Árabes. Neste ano, o ranking avaliou 20.531 instituições de ensino.

Ocupando a 109ª posição, a USP é a universidade melhor classificada entre as ibero-americanas. A lista geral é encabeçada pela Universidade de Harvard (1º lugar), Instituto de Tecnologia de Massachusetts (2º), Universidade de Stanford (3º), Universidade de Cambridge (4º) e Universidade de Oxford (5º).

Além da USP, outras 54 instituições de ensino brasileiras foram avaliadas. As mais bem colocadas são a Universidade Estadual de Campinas (Unicamp), na 344ª posição; a Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ), na 376ª; e a Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho (Unesp), em 424º lugar.

O ranking organizado pelo CWUR é publicado desde 2012. A metodologia aplicada consiste na ponderação dos seguintes indicadores: a qualidade da educação, medida pelo número de ex-alunos que ganharam grandes distinções acadêmicas em relação ao tamanho da universidade (25%); empregabilidade de ex-alunos (25%); qualidade do corpo docente (10%) e o desempenho da pesquisa desenvolvida (40%).

Na avaliação específica de cada indicador, o desempenho da USP se destaca no desenvolvimento de pesquisa (78ª posição) e no  prestígio do corpo docente (156ª). Mais informações sobre o ranking podem ser obtidas na página do Escritório de Gestão de Indicadores de Desempenho Acadêmico (Egida) da USP.