USP e Ibram assinam acordo de cooperação para promover a mineração responsável

As duas instituições se comprometeram em elaborar pesquisas conjuntas, realizar eventos e oferecer disciplinas e cursos compartilhados

19/05/2023 - Publicado há 11 meses     Atualizado: 20/06/2023 as 12:43
A assinatura do Acordo de Cooperação entre a USP e o Ibram foi realizada no Salão de Atos da Reitoria, no dia 18 de maio – Foto: Cecília Bastos/USP Imagens

A USP e o Instituto Brasileiro de Mineração (Ibram) assinaram na última quinta-feira, dia 18 de maio, um acordo de cooperação para promover a mineração responsável. O evento aconteceu no Salão de Atos da Reitoria e contou com a presença da vice-reitora, Maria Arminda do Nascimento Arruda, do diretor-presidente do Ibram, Raul Jungmann, e do diretor do Núcleo de Pesquisa para Pequena Mineração Responsável (NAP.Mineração), Giorgio de Tomi.

O documento tem como objetivo a elaboração conjunta de pesquisas e eventos, e o oferecimento de disciplinas e cursos compartilhados.

A vice-reitora Maria Arminda do Nascimento Arruda celebrou a assinatura do acordo de cooperação. “São medidas civilizatórias, pois afastam práticas ilegais e favorecem uma mineração inclusiva e sustentável. A USP está mobilizando seu conhecimento em prol de uma agenda grandiosa. É um momento muito importante e feliz para a Universidade”, afirmou a vice-reitora.

[A partir da esquerda] O presidente do Ibram, Raul Jungmann; a vice-reitora Maria Arminda do Nascimento Arruda; e o coordenador do NAP Mineração, Giorgio de Tomi – Foto: Cecília Bastos/USP Imagens
O diretor-presidente do Ibram, Raul Jungmann, destacou o papel da Plataforma de Compra Responsável de Ouro (PCRO) como uma ferramenta na separação do ouro legal do ilegal. “A mineração ilegal leva à morte e à destruição na natureza. Então, a plataforma coloca nas mãos dos compradores a possibilidade de reconhecer o ouro ilegal, para que não comprem. Nós acreditamos que toda atividade econômica deve ser responsável pelos impactos que causa”, explicou.

O coordenador do NAP.Mineração, Giorgio de Tomi, ressaltou que a parceria entre a USP e o Ibram irá impulsionar uma transformação no setor da mineração. “Nas últimas décadas, a USP tem produzido conhecimento, tecnologia e soluções socioambientais para a mineração nacional. Temos um compromisso de atender às demandas da sociedade pela transição energética e controle das mudanças climáticas. A mineração faz parte desse cenário”, afirmou De Tomi.

Plataforma de Compra Responsável de Ouro (PCRO)

Desenvolvida pelo WWF-Brasil e pela Fundação para o Desenvolvimento Tecnológico da Engenharia (FDTE), com a participação do NAP.Mineração da USP, a Plataforma de Compra Responsável de Ouro auxilia os compradores de ouro a reconhecer o ouro ilegal. Ela agrega dados públicos de instituições como a Agência Nacional de Mineração e a Receita Federal, por exemplo, e concede uma pontuação aos garimpeiros e mineradoras por informações adicionais prestadas. A PCRO estará disponível na internet, em inglês e português.

Financiado pela WWF-Brasil, o projeto piloto foi desenvolvido pelo NAP.Mineração da USP e foi testado por órgãos como o Ministério Público e entidades privadas como a Distribuidora de Títulos e Valores Mobiliários (DTVMS). Futuramente, a plataforma poderá ser expandida para outros metais e outros países.

O pesquisador do NAP.Mineração, Oswaldo Nico, apresentou a Plataforma de Compra Responsável de Ouro – Foto: Cecília Bastos/USP Imagens