Seminário apresenta resultados de grupo de trabalho sobre combate à fome e à insegurança alimentar

Além da apresentação do relatório do Grupo de Trabalho, a cerimônia também foi marcada pelo lançamento de um Instituto Nacional de Ciência e Tecnologia sobre o mesmo tema

27/04/2023 - Publicado há 1 ano
[A partir da esquerda] A coordenadora do INCT, Dirce Maria Lobo Marchioni; a coordenadora do Grupo de Trabalho, Silvia Helena Galvão de Miranda; e o reitor Carlos Gilberto Carlotti Junior, na abertura do seminário Combate à Fome e à Insegurança Alimentar: Propostas de Políticas Públicas – Foto: Marcos Santos/USP Imagens
Com o objetivo de apresentar oficialmente ao público os resultados do Grupo de Trabalho (GT) Políticas Públicas de Combate à Insegurança Alimentar e à Fome, foi realizado na última quarta-feira, dia 26 de abril, o seminário Combate à Fome e à Insegurança Alimentar: Propostas de Políticas Públicas. A cerimônia de abertura contou com a participação do reitor Carlos Gilberto Carlotti Junior; da professora da Escola Superior de Agricultura Luiz de Queiroz (Esalq) e coordenadora do GT, Silvia Helena Galvão de Miranda; e da professora da Faculdade de Saúde Pública (FSP) e coordenadora do Instituto Nacional de Ciência e Tecnologia (INCT) Combate à Fome, Dirce Maria Lobo Marchioni.

+ Mais

Seminário apresenta estudos da USP com propostas de ações de combate à fome e à insegurança alimentar

Realizado no auditório da Biblioteca Brasiliana Guita e José Mindlin, o evento marcou o encerramento do GT, criado em 2021 pelo ex-reitor e atual secretário de Ciência, Tecnologia e Inovação de São Paulo, Vahan Agopyan. O seminário também apresentou o plano de ação do INCT Combate à Fome, aprovado pelo Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq) para o período de 2023 a 2027.

“Esse apoio frutificou e esperamos que continue dando resultados nos próximos anos, especialmente neste tema que é extremamente importante para a sociedade brasileira”, afirmou Dirce Maria Lobo Marchioni na abertura do seminário. Ela também agradeceu o apoio da Reitoria ao GT e ao novo INCT.

À frente do Grupo de Trabalho, Silvia Helena Galvão de Miranda reforçou a necessidade de se estudar o combate à fome e à insegurança alimentar. “Esse é, provavelmente, um dos principais temas com os quais é urgente que trabalhemos. Toda a ênfase que a Reitoria tem dado aos estudos que nos levam a trabalhar com políticas públicas é extremamente importante e estratégica”, ressaltou.

O reitor Carlos Gilberto Carlotti Junior colocou a Universidade como uma colaboradora da sociedade, com o dever de apresentar possibilidades de implementação de novas políticas públicas. “Temos um País que é considerado o celeiro do mundo, mas que, internamente, ainda enfrenta muitos problemas de produção de alimentos e fome. Temos que resolver essa situação paradoxal. Não podemos ser um grande exportador de alimentos e, ao mesmo tempo, não conseguir alimentar nosso povo de forma adequada”, concluiu Carlotti.

Para acessar a publicação Propostas de Combate à Fome e à Insegurança Alimentar – Relatório Final clique aqui.