A Reitoria da USP está investindo mais de R$ 13 milhões para a aquisição de 90 novos equipamentos para o Hospital Universitário (HU), como tomógrafo, sistema de vídeo de endoscopia, monitores multiparamétricos para salas de cirurgias, aparelho de anestesia, equipamentos para o serviço de anatomia patológica, berços aquecidos e aspirador cirúrgico, entre outros.
“Desde o início da gestão estamos empenhados em fazer com que o Hospital Universitário possa restabelecer sua melhor condição de atendimento à nossa comunidade e a que busca o nosso hospital-escola. Com planejamento, estamos dando passos firmes para que nossos estudantes tenham a melhor condição para exercer a sua formação, em todas as áreas”, afirma o vice-reitor da Universidade, Antonio Carlos Hernandes.
O diretor da Faculdade de Medicina e presidente do Conselho Deliberativo do HU, Tarcisio Eloy Pessoa de Barros Filho, ressalta que “a renovação constante dos equipamentos e modernização do parque tecnológico é fundamental para a qualidade de funcionamento dos hospitais. Neste cenário, o aporte, agora concedido, de R$ 13 milhões para renovação do parque tecnológico do HU terá, de igual modo, um papel central na melhoria do atendimento prestado e, consequentemente, nas atividades de ensino, pesquisa e extensão universitária”.
Para o superintendente do HU, Paulo Margarido, “tais recursos são fundamentais. Muitos equipamentos já estavam com período de manutenção vencido, de maneira que havia o risco de desassistência em caso de inoperância de alguns deles. Pode-se compreender que a aquisição dos diversos novos equipamentos traz melhora na qualidade da assistência e reduz risco de suspensão de atendimentos”. Margarido estima que, até o final deste semestre, todas as aquisições deverão estar concluídas.
Além dos investimentos na infraestrutura do hospital, foram contratados ou estão em processo de contratação 155 novos profissionais de enfermagem (enfermeiros e técnicos de enfermagem), farmacêuticos, técnicos de laboratório, médicos, fonoaudiólogos, terapeuta ocupacional, fisioterapeutas e nutricionistas.
“A atual gestão da Reitoria tem tido bastante atenção com as questões de saúde da USP, sobretudo com o HU. Desde o início da gestão, as necessidades mais prementes do hospital têm sido atendidas de maneira bastante diligente. As despesas com questões de infraestrutura, atualização tecnológica e contratação de profissionais sempre foram levadas à Reitoria como uma necessidade que deveria trazer retorno para a assistência dos usuários do HU”, ressalta o superintendente.