USP investirá 20 milhões em projetos ligados à diversidade e inclusão social

O edital da Pró-Reitoria de Cultura e Extensão Universitária selecionará propostas relacionadas com os 17 Objetivos de Desenvolvimento Sustentável da ONU

02/07/2021 - Publicado há 3 anos     Atualizado: 08/07/2021 as 23:28
Arte: Divulgação

A Pró-Reitoria de Cultura e Extensão Universitária (PRCEU) selecionará projetos ligados à inclusão social e diversidade que tenham como tema pelo menos um dos 17 Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) da ONU.

O edital “Inclusão Social e Diversidade na USP e em Municípios de seus Campi” selecionará projetos interunidades que abordem questões como direitos humanos, desigualdades sociais, combate à violência e discriminação por condição de gênero, classe, raça ou etnia, no âmbito da comunidade interna e nas cidades onde estão localizados os campi da Universidade.

Os projetos devem ser coordenados por docentes da USP, sob a supervisão das respectivas comissões de cultura e extensão. O valor máximo do auxílio para cada projeto é de R$ 100 mil, sendo que o valor total disponibilizado pelo edital será de R$ 20 milhões.

Os 17 eixos temáticos são: Erradicação da pobreza; Fome zero e agricultura sustentável; Saúde e bem-estar; Educação de qualidade; Igualdade de gênero; Água potável e saneamento; Energia limpa e acessível; Trabalho decente e crescimento econômico; Indústria, inovação e infraestrutura; Redução das desigualdades; Cidades e comunidades sustentáveis; Consumo e produção responsáveis; Ação contra a mudança global do clima; Vida na água; Vida terrestre; Paz, justiça e instituições eficazes; e Parcerias e meios de implementação.

Os recursos poderão ser utilizados para bolsas de iniciação científica, pós-graduação e pós-doutorado; contratação de serviços; e aquisição de material de consumo e equipamentos.

Os trabalhos devem ter as ações previstas entre 23 de agosto de 2021 e 22 de agosto de 2022.

O edital completo está disponível na página da Pró-Reitoria de Cultura e Extensão Universitária. O período de inscrições estará aberto entre 12 e 26 de julho.