USP e Yale University assinam acordo de cooperação

O reitor Marco Antonio Zago e o presidente da Yale University, Peter Salovey, assinaram, no dia 30 de julho, um acordo de cooperação que prevê a realização de intercâmbio, pesquisa colaborativa, palestras, simpósios e troca de informações e materiais acadêmicos. No dia 28 de julho, a USP assinou um acordo com as universidades de Buenos Aires (UBA) e Autônoma do México (UNAM),

31/07/2014 - Publicado há 10 anos
Com vigência de três anos, o acordo prevê a realização de intercâmbio, pesquisa colaborativa, palestras, simpósios e troca de informações e materiais acadêmicos

O reitor Marco Antonio Zago e o presidente da Yale University, Peter Salovey, assinaram, no dia 30 de julho, um acordo de cooperação, durante a visita da comitiva norte-americana à USP.

O acordo prevê a realização de diversas atividades de colaboração como o intercâmbio de estudantes, docentes, pesquisadores e membros da equipe técnico-administrativa, a realização de pesquisa colaborativa, a organização de palestras e simpósios, o intercâmbio de informações e materiais acadêmicos e outros projetos de mútuo interesse. O acordo tem vigência de três anos, com a possibilidade de prorrogação.

Além do presidente, a comitiva de Yale foi composta pelo diretor-executivo do Escritório de Relações Internacionais, Don Filer; pela diretora de Comunicações do Escritório de Relações Internacionais, Shana Schneider; e pela diretora do Centro para o Ensino Científico, Giovanna Guerrero-Medina.

Representando a USP, presenciaram a assinatura o vice-reitor Vahan Agopyan e o presidente da Agência USP de Cooperação Acadêmica Nacional e Internacional, Raul Machado Neto.

No mesmo dia, durante o período da manhã, Peter Salovey ministrou uma conferência sobre inteligência emocional, na Sala da Congregação da Faculdade de Medicina. O evento foi prestigiado pelo vice-diretor da Faculdade, José Otávio Costa Auler Junior, e pelo chefe do Departamento de Psiquiatria, Eurípedes Constantino Miguel.

Argentina e México

No dia 28 de julho, a USP assinou um acordo com as universidades de Buenos Aires (UBA) e Autônoma do México (UNAM), o qual prevê o reconhecimento de títulos, o intercâmbio de alunos e colaborações para buscar fontes de financiamento. O acordo foi assinado  pelo reitor Marco Antonio Zago; da UBA, Alberto Edgardo Barbieri, e da UNAM, José Narro.

A carta de intenções prevê a conformação “imediata” de um comitê executivo que atuará como agente de definição de estratégias e de atividades conjuntas entre as três universidades.

O acordo tripartite pretende potenciar a integração acadêmica e cultural da América Latina, considerando “inadiável” o impulso à “estrada do conhecimento latino-americano”, como menciona o documento assinado. As três universidades se comprometeram a fortalecer os intercâmbios de alunos e acadêmicos das respectivas universidades em áreas de interesse comum, assim como o reconhecimento mútuo das trajetórias acadêmicas, tanto nos níveis de graduação como de pós-graduação, o que supõe o reconhecimento de títulos e também facilita a mobilidade.

(Foto: Ernani Coimbra)