Na Coreia, reitor assina convênios e participa de encontro de universidades

A convite da Fundação Coreana, dirigente da USP participou de reuniões e assinou acordos de cooperação acadêmica

30/04/2019 - Publicado há 5 anos     Atualizado: 10/12/2019 as 15:23
O reitor da SKKU, Dong Ryeol Shin, e o reitor da USP, Vahan Agopyan – Foto: Divulgação

A USP foi a única instituição da América do Sul convidada para participar de um programa promovido pela Fundação Coreana para promover a pesquisa e a cooperação acadêmica entre Brasil e Coreia.

A Universidade foi representada pelo reitor Vahan Agopyan e pelo presidente da Agência USP de Cooperação Acadêmica Nacional e Internacional (Aucani), Raul Machado Neto, que estiveram na capital do país, Seul, entre os dias 18 e 28 de abril. O projeto fez parte das comemorações do 60º aniversário das relações diplomáticas entre os dois países, celebrado em abril.

Nesse período, os dirigentes da USP participaram de reuniões de trabalho e assinaram acordos com importantes universidades da Coreia, como a Universidade Nacional de Seul, a Academia de Estudos Coreanos, o Instituto Coreano Avançado de Ciência e a Universidade Sungkyunkwan (SKKU, na sigla em coreano).

Na SKKU, Agopyan foi recebido pelo reitor Dong Ryeol Shin para discutir a possibilidade de promoção de programas de duplo diploma. Estão previstos, ainda, a expansão de intercâmbios acadêmicos e projetos conjuntos de pesquisa.

Agopyan representou a USP em encontro que reuniu reitores de 12 países – Foto: Divulgação

“Essas ações vão ao encontro de nossa estratégia voltada para intensificar o nosso relacionamento com a Ásia. Por isso, esse é o momento para estreitarmos os laços acadêmicos entre a USP e a Coreia, discutirmos projetos em conjunto e fortalecermos o intercâmbio de alunos e pesquisadores”, destacou Agopyan.

O reitor também representou a USP em eventos promovidos pela Fundação Coreana, pelo Conselho Coreano para a Educação Universitária e pela Rede de Competitividade das Universidades, que promoveu um encontro com reitores de 12 países, incluindo Brasil, Estados Unidos e Espanha. Nessa conferência os representantes das universidades tiveram a oportunidade de debater a situação atual da cooperação internacional e o futuro do ensino superior.

Outra atividade que fez parte da agenda da viagem foi uma reunião com o embaixador do Brasil na Coreia, Luís Henrique Sobreira Lopes.

“Esta oportunidade proporcionada pela Fundação Coreana, que já nos apoia na única Licenciatura de Coreano oferecida na América Latina (pela Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas – FFLCH), foi fundamental para o estabelecimento de uma nova fase de relações com as instituições”, considerou Machado.

O presidente da Aucani, Raul Machado Neto, e o reitor da USP, Vahan Agopyan, com os representantes da Universidade Nacional de Seul – Foto: Divulgação