Nova exposição apresenta obras de arte da comunidade da pós-graduação da USP

Todos os Sentidos da Pós, nova exposição do Espaço USP Integração & Memória, traz os trabalhos de alunos, docentes e servidores da Pós-Graduação da Universidade

18/04/2023 - Publicado há 1 ano     Atualizado: 19/04/2023 as 15:04
O reitor Carlos Gilberto Carlotti Junior (com microfone) prestigiou a inauguração da nova exposição, instalada no segundo andar do prédio da Reitoria – Foto: Cecília Bastos/USP Imagens

“A gente pensou em dar visibilidade às pessoas que fazem a pós-graduação, para elas saberem que são completas. Além de alunas, servidoras, professoras, elas são artistas”. Foi com essas palavras que o pró-reitor adjunto de Pós-Graduação, Niels Olsen Saraiva Câmara, definiu a exposição Todos os Sentidos da Pós. A nova mostra do Espaço USP Integração & Memória destaca o talento artístico da comunidade de pós-graduandos da Universidade.

Inaugurada na última segunda-feira, 17 de abril, a exposição organizada pela Pró-Reitoria de Pós-Graduação (PRPG) traz obras de arte produzidas por discentes, docentes e servidores. São fotografias, telas, artesanato, poesias, vídeos, colagens e esculturas feitas por membros de diversas Unidades da USP. A intenção é valorizar a arte em todas as suas formas. “Na pós-graduação, estamos muito vinculados à ciência; agora, a arte e a cultura também se misturam. Temos muito a agradecer aos expositores por aceitarem ceder esse material, de forma a integrar a ciência com a cultura e a arte em um ambiente cada vez mais acolhedor, aqui no prédio da Reitoria”, afirmou o pró-reitor de Pós-Graduação, Marcio de Castro Silva Filho.

A assessora da PRPG e coordenadora da mostra, Juliana de Moraes Leme Basso, agradeceu à equipe da Pró-Reitoria, pelo trabalho conjunto, e a participação dos artistas na exposição. “Foram mais de 120 inscrições, com os mais diversos conteúdos”, contou a organizadora.

Prestigiando o evento, o reitor Carlos Gilberto Carlotti Junior, que anteriormente atuou como pró-reitor de Pós-Graduação, parabenizou a ação da PRPG e explicou que cuidar das pessoas é uma das diretrizes de sua gestão. “Nós ficamos aqui a maior parte do nosso tempo, nós nos dedicamos à Universidade. Nada mais natural que, além das atividades profissionais que já fazemos muito bem, também possamos fazer atividades que tenham esse lado cultural, que nos mostrem as habilidades de outros colegas”.

A cerimônia de inauguração contou ainda com a declamação de um poema feita por Cely Carolyne Pontes Morcerf, mestranda da Faculdade de Medicina de Ribeirão Preto (FMRP), e uma apresentação musical de Angélica de Carvalho Pereira, mestranda do Instituto de Estudos Brasileiros (IEB).

A exposição Todos os sentidos da Pós está montada no Espaço USP Integração & Memória do prédio da Reitoria, na Cidade Universitária – Foto: Cecília Bastos/USP Imagens

Espaço USP Integração & Memória

A exposição Todos os Sentidos da Pós estará em cartaz até o dia 12 de maio, de segunda a sexta-feira, das 9h às 12h e das 14h às 17h. Os interessados devem agendar a visita pelo e-mail contato-prpg@usp.br.

O Espaço USP Integração & Memória foi inaugurado em julho do ano passado com uma exposição fotográfica sobre a história da construção da Torre do Relógio, um dos principais símbolos da Universidade, e já recebeu outras mostras, como a Crianças na Universidade!, em homenagem aos 40 anos das creches na USP.

Além de exposições, o espaço também está disponível para a promoção de debates e colóquios que permitam a integração entre as Pró-Reitorias – Graduação, Pós-Graduação, Pesquisa e Inovação, Cultura e Extensão Universitária e Inclusão e Pertencimento – e os órgãos da Administração Central.