USP Municípios lança índice que mede a competitividade em turismo das cidades de SP

Índice tem como objetivo oferecer subsídios à tomada de decisão na gestão do turismo sustentável

09/12/2021 - Publicado há 2 anos     Atualizado: 13/12/2021 as 11:15
(Da esq. p/ a dir.) O vice-diretor da EACH, Ricardo Uvinha; o vice-reitor da USP, Antonio Carlos Hernandes, e o professor Glauber Santos, no lançamento do ICPT – Foto: Cecília Bastos/USP Imagens

O Programa USP Municípios lançou, no dia 8 de dezembro, o Índice de Competitividade Paulista de Turismo (ICPT), que tem como objetivo mensurar a competitividade em turismo dos municípios do Estado de São Paulo para oferecer subsídios à tomada de decisão na gestão do turismo sustentável. A cerimônia de lançamento foi realizada na Sala da Congregação da Escola de Artes, Ciências e Humanidades (EACH).

Os dados analisados pelo projeto – coordenado pelo vice-diretor da EACH, Ricardo Uvinha, e pelo professor do curso de Lazer e Turismo da unidade, Glauber Santos – foram levantados por meio de pesquisas primárias e do tratamento de bases de dados secundários.

Também foram empregadas técnicas de coleta e análise de big data, chegando a um universo de mais de mil características de cada um dos 645 municípios do Estado. As informações foram sintetizadas em um índice de competitividade turística com quatro pilares: localização e acesso, atrativos turísticos, serviços turísticos e condições gerais. Cinco segmentos turísticos foram examinados em detalhe: sol e praia, cultural, ecoturismo, rural e negócios.

Os resultados apontam não apenas os municípios mais competitivos em cada segmento, mas também aqueles que representam as melhores oportunidades para investimento no turismo. Essas informações poderão servir de apoio para a gestão municipal e estadual do turismo, bem como para o setor privado.

“Este projeto dialoga de forma incisiva com o Programa USP Municípios, com as questões da economia, do bem-estar e do lazer e é uma articulação importante da USP com as cidades do Estado de São Paulo”, destacou o vice-diretor da EACH.

O vice-reitor da USP e coordenador geral do Programa USP Municípios, Antonio Carlos Hernandes, ressaltou que “o ICPT não faz ranqueamento das cidades, mas sim apresenta as oportunidades e representa uma ferramenta de trabalho para os gestores das cidades. A Universidade está entregando para São Paulo um plano de gestão para turismo que não existe em nenhum outro Estado da federação. Isso é a excelência acadêmica a favor da sociedade”.

Lançado no final de 2018, o Programa USP Municípios propõe a criação de ambientes de inovação, pesquisa de novas vocações e modernização da economia local, a disseminação do empreendedorismo e da qualificação profissional, o fomento da educação, esporte, lazer e práticas saudáveis.

Desde que foi lançado, o Programa USP Municípios já estabeleceu parcerias com as Prefeituras de Pirassununga e Ibitinga, além de outras cidades que já manifestaram interesse.

Assista, a seguir, à íntegra da cerimônia.

Na mesma ocasião, foi realizado o descerramento da placa de inauguração de diversas ações empreendidas pela Prefeitura do Campus da USP Leste com apoio da Reitoria: rotatória próxima a entrada do campus; a readequação da portaria de acesso P1; o completo fechamento do perímetro do campus; o depósito de resíduos biológicos; a readequação do sistema de acessibilidade e as instalações do Samu. O prefeito do Campus USP Leste, Dib Karam, participou do ato e agradeceu ao fundamental apoio da Reitoria da USP.