Nova diretoria da Escola de Educação Física e Esporte quer incrementar atividades para a comunidade

Umberto Cesar Corrêa e Alexandre Moreira assumiram a direção da escola em cerimônia realizada no dia 15 de dezembro

16/12/2022 - Publicado há 1 ano     Atualizado: 19/12/2022 as 12:38
(A partir da esquerda) A secretária-geral da USP, Marina Gallottini; o reitor Carlos Gilberto Carlotti Junior; a vice-reitora Maria Arminda do Nascimento Arruda; o ex-diretor da EEFE, Júlio Cerca Serrão; o vice-diretor da EEFE, Alexandre Moreira; e o diretor empossado Umberto Cesar Corrêa – Foto: Marcos Santos/USP Imagens

Na última quinta-feira, 15 de dezembro, os professores Umberto Cesar Corrêa e Alexandre Moreira assumiram, respectivamente, os cargos de diretor e vice-diretor da Escola de Educação Física e Esporte (EEFE) da USP. A cerimônia foi realizada no Auditório Prof. Dr. José Geraldo Massucato e contou com a presença de dirigentes da Universidade, autoridades governamentais e representantes da área da educação física e esporte.

Em seu primeiro discurso, o diretor recém-empossado exaltou o papel da comunidade acadêmica na construção da escola. “Tudo o que temos e somos foi construído e conquistado por inúmeras pessoas: docentes, funcionários e alunos que aqui passaram”, destacou.

Corrêa ainda falou sobre a importância da EEFE para a sociedade: “como um componente da USP, a nossa instituição funciona para atender a importantes necessidades humanas. Movimentar-se é a mais importante delas. As construções e movimentos dos seres humanos — como aqueles que investigamos, oferecemos e para os quais preparamos profissionais aqui — estão na essência da evolução humana, na essência da vida”.

Para finalizar, o diretor pontuou que “nada será realizado sem a ajuda, o envolvimento, o comprometimento e a cooperação de todos que fazem parte dessa instituição e das instituições parceiras”, reafirmando seu compromisso com a melhoria dos serviços prestados pela escola.

O reitor da USP, Carlos Gilberto Carlotti Junior, elogiou a atuação da antiga gestão e relembrou a atenção que a atual gestão reitoral dá para a qualidade de vida nos campi e que, por isso, “a atividade física deve ser privilegiada”. “Vocês podem dar uma imensa colaboração na qualidade de vida dos nossos alunos, servidores e professores. Essa sinergia [entre escola e Reitoria] certamente precisa ser valorizada e aumentada”, comentou.

Carlotti ainda abordou a necessidade de haver conexão entre as faculdades e a população: “um outro fator que temos valorizado muito é a interação com a sociedade. A Universidade precisa se mostrar mais, apresentar mais ações para a sociedade para ser reconhecida por ela”. Para ele, a EEFE cumpre bem essa função, podendo ser considerada “um modelo de interação entre USP e sociedade em geral”.

Quem são

Umberto Cesar Corrêa é professor titular da Escola de Educação Física e Esporte da USP. É graduado em licenciatura em Educação Física pela Universidade de Mogi das Cruzes, mestre em Ciências da Motricidade pela Universidade Estadual Paulista, doutor em Educação Física pela Universidade de São Paulo e pós-doutor pela Universidade de Tecnologia de Queensland, na Austrália. Atua principalmente nas áreas de aprendizagem motora e pedagogia da educação física e do esporte.

Alexandre Moreira é professor-associado da Escola de Educação Física e Esporte da USP. É mestre e doutor em Educação Física pela Universidade Estadual de Campinas e pós-doutor pela Universidade de Tecnologia de Sydney, na Austrália. Tem como principais áreas de atuação a neuromodulação no esporte, a imunidade da mucosa oral, a infecção do trato respiratório superior, o estresse e as respostas neuroimunoendócrinas no esporte, planejamento e monitoramento do treinamento e análise do jogo.