“Nossa conquista é resultado de décadas de trabalho”, afirma reitor em mensagem à comunidade acadêmica

No vídeo, o dirigente destaca a posição inédita alcançada pela USP no QS World University Rankings; a Universidade foi a única instituição brasileira a figurar entre as 100 melhores do mundo

30/06/2023 - Publicado há 10 meses     Atualizado: 10/07/2023 as 12:08

O reitor Carlos Gilberto Carlotti Junior divulgou hoje, dia 30 de junho, uma mensagem à comunidade acadêmica em que destaca a posição inédita alcançada pela USP no QS World University Rankings. Na edição deste ano da classificação, a Universidade ficou na 85ª posição, sendo a única instituição brasileira a figurar entre as 100 melhores do mundo.

“Nossa conquista é resultado de décadas de trabalho. São muitas gestões sucessivas de dedicação à ciência, à cultura, à formação de pessoal, à liberdade acadêmica, à inovação e à busca do desenvolvimento sustentável. Trata-se, também, do compromisso e do empenho dessas gestões com o aumento da internacionalização e com a valorização das pessoas”, afirmou.

Carlotti citou as pesquisas recentes desenvolvidas pela USP na fronteira do conhecimento. “Posso dar como exemplo fatos recentes, como o tratamento de tumores pela metodologia de células CAR-T, a geração de embriões geneticamente modificados para xenotransplantes e a geração de hidrogênio a partir de etanol. Na área do desenvolvimento sustentável, temos ativamente participado de diversas políticas públicas, incluindo as áreas de mudanças climáticas, energia renovável, agricultura tropical sustentável, oceanos, resíduos sólidos e uso racional da água”, disse.

O reitor também falou sobre o processo de inclusão social na Universidade. “A diversidade trazida pela adoção das políticas afirmativas sociais e étnico-raciais está tornando nossa universidade ainda melhor”, ressaltou.

Assista, a seguir, à íntegra do vídeo.