Governo do Estado formaliza transferência de prédio da Fecap para Faculdade de Direito

O local, conhecido como Palácio do Comércio, é um edifício histórico ligado à Fundação Escola de Comércio Álvares Penteado (Fecap) e localizado ao lado da Faculdade

Publicado: 17/04/2024
O governador Tarcísio de Freitas assina o decreto de utilidade pública – Foto: Marcos Santos/USP Imagens

O governador de São Paulo, Tarcísio de Freitas, assinou hoje, dia 17 de abril, um decreto de utilidade pública que prevê a desapropriação do prédio do Conde Álvares Penteado para uso da Faculdade de Direito (FD) da USP. O local, conhecido como Palácio do Comércio, é um edifício histórico ligado à Fundação Escola de Comércio Álvares Penteado (Fecap), construído em 1908 e localizado no Largo de São Francisco, no centro de São Paulo, ao lado da FD.

O prédio, com quatro mil metros quadrados, possui 20 salas de aula, auditório para 150 pessoas, salas administrativas, museu e lanchonete. Desde sua fundação, o edifício abrigou a Escola de Comércio Fecap e a Escola de Sociologia e Política de São Paulo.

Segundo o diretor da Faculdade, Celso Fernandes Campilongo, “tínhamos necessidade de espaço. Aqui, vamos expandir as atividades de graduação, de pós-graduação, de ensino continuado, vamos criar um Centro de Estudos do Ensino Jurídico e um Centro de Estudos sobre Direito Empresarial, aproveitando a vocação desta escola, que é a de ser uma escola de comércio”, disse.

Além disso, o local possibilitará a criação de espaços para que os estudantes possam permanecer na Faculdade por períodos mais longos, após as aulas, no caso dos alunos do matutino, ou antes das aulas, no caso dos alunos do curso noturno; e ainda o oferecimento de instalações para professores estrangeiros e pós-doutorandos.

O reitor da Fecap, Edison Simoni, falou sobre a história do prédio e a relação dos fundadores da Fecap com a Universidade. “Este prédio formou gerações de profissionais que deram amparo ao desenvolvimento do país, particularmente na área de negócios, ao ajudar a formar o primeiro corpo docente da então Faculdade de Economia e Administração da USP”, destacou. “Sabemos que os ideais de nosso patrono Alvares Penteado estarão preservados com as atividades da Universidade de São Paulo neste local”, complementou.

O local, conhecido como Palácio do Comércio, é um edifício histórico ligado à Fundação Escola de Comércio Álvares Penteado (Fecap), construído em 1908 e localizado no Largo de São Francisco, no centro de São Paulo, ao lado da FD – Foto: Marcos Santos/USP Imagens

Para o reitor da USP, Carlos Gilberto Carlotti Junior, “este prédio permitirá que façamos atividades de extensão voltadas para os estudantes, que possamos trazer ex-alunos para fazerem especialização e que possamos desenvolver outras atividades acadêmicas essenciais para oferecer um ensino modernizado e para promover uma maior aproximação com a sociedade. Vamos utilizar este espaço da melhor forma possível para que a população de São Paulo continue a ter orgulho de nossa Universidade”.

O governador Tarcísio de Freitas ressaltou a importância da utilização do prédio para a revitalização do centro histórico da cidade. “Temos que caminhar juntos nessa grande revitalização que vai transformar o centro da cidade de São Paulo. E, quando transformamos o centro, trazemos o emprego de volta, a dignidade de volta, trazemos as pessoas para morar onde temos estrutura de transporte e de saneamento. É muito bom ver este projeto agregado a tudo que faremos no centro da cidade e que dará mais estrutura para uma escola tradicionalíssima como a Faculdade de Direito da USP”, disse.

A cerimônia de assinatura do documento contou com a presença do secretário Estadual de Projetos Estratégicos, Guilherme Afif Domingos; do secretário Estadual dos Direitos da Pessoa com Deficiência, Marcos da Costa; do secretário executivo da Secretaria de Ciência, Tecnologia e Inovação, Thiago Liporaci; do superintendente de Relações Institucionais da USP, Heleno Torres; do superintendente Jurídico, Fernando Scaff; do procurador geral da Universidade, Marcelo Bonizzi; do professor emérito da USP, Celso Lafer; e da vice-diretora da FD, Ana Elisa Bechara, entre outras autoridades.