Estudantes de pós-graduação podem concorrer a auxílios de permanência estudantil

É a primeira vez que o Programa de Apoio à Permanência e Formação Estudantil oferecerá o benefício também para os estudantes da pós-graduação

08/05/2023 - Publicado há 11 meses     Atualizado: 12/05/2023 as 17:45
Fotomontagem com imagens de Cecília Bastos/USP Imagens e Flaticon

A partir deste ano, o Programa de Apoio à Permanência e Formação Estudantil (PAPFE) estenderá os benefícios também para os estudantes de pós-graduação com dificuldades socioeconômicas. As inscrições já estão abertas e podem ser feitas até o dia 22 de maio.

O valor do auxílio-permanência total é de R$ 800, para os alunos que não forem contemplados com vaga nas moradias estudantis da USP. Para aqueles contemplados com vagas nas moradias, o valor do auxílio é parcial, de R$ 300. O benefício será pago durante todo o tempo de realização do curso e também inclui refeições gratuitas nos restaurantes universitários.

Ana Lucia Duarte Lanna – Foto: Marcos Santos/USP Imagens

“Os estudantes poderão solicitar o auxílio-permanência desde que recebam apenas uma outra bolsa relacionada a pós-graduação. Reconhecemos que as mudanças no perfil dos estudantes incluem a pós-graduação, e a USP deve também fomentar políticas afirmativas para todos os discentes”, ressaltou a pró-reitora de Inclusão e Pertencimento, Ana Lúcia Duarte Lanna.

Inscrições

As inscrições devem ser feitas até o dia 22 de maio, de forma eletrônica, pelo Sistema Janus do Portal de Serviços Computacionais da USP (https://portalservicos.usp.br), com a anexação obrigatória de documentos comprobatórios da situação socioeconômica declarada no formulário.

A seleção dos alunos, implementação e acompanhamento dos benefícios são coordenados pela Pró-Reitoria de Inclusão e Pertencimento (PRIP), em parceria com as Prefeituras dos campi, utilizando critérios unificados preestabelecidos. Serão contemplados os estudantes de maior vulnerabilidade socioeconômica, de acordo com os recursos determinados pela Universidade. A classificação é única, independentemente do campus no qual o aluno esteja matriculado.

O pagamento será realizado a partir de junho de 2023.

O edital do PAPFE 2023 Alunos de Pós-Graduação pode ser consultado na página da Pró-Reitoria de Inclusão e Pertencimento. Para mais informações e esclarecimento de dúvidas, os alunos interessados devem entrar em contato pelo e-mail papfe.prip@usp.br.

Permanência estudantil

O Programa de Apoio à Permanência e Formação Estudantil integra a política de permanência da USP e tem o objetivo de diminuir a evasão causada por dificuldades socioeconômicas, garantindo aos estudantes selecionados as condições necessárias para continuarem seus cursos.

No final do ano passado, o Conselho Universitário aprovou o aumento de 58% nos recursos para o Programa de Permanência Estudantil para 2023. Ao todo, a USP investirá R$ 188 milhões em ações voltadas a estudantes de graduação e de pós-graduação com necessidades socioeconômicas.

A seleção dos estudantes que participarão do programa é feita por avaliações socioeconômicas.