Reitoria divulga nota de pesar e indignação pela morte violenta dos três médicos no Rio de Janeiro

Os três médicos ortopedistas, que estavam na cidade para participar de um congresso, foram mortos a tiros; uma quarta vítima foi baleada e está internada em um hospital fluminense

 05/10/2023 - Publicado há 5 meses

Consternada, a Reitoria lamenta profundamente o falecimento dos três médicos Marcos de Andrade Corsato, Diego Ralf Bonfim e Perseu Ribeiro Almeida, ligados ao Hospital das Clínicas e à Faculdade de Medicina da USP, ocorrido de forma violenta, na cidade do Rio de Janeiro, no dia 5 de outubro.

A Reitoria se solidariza com amigos e familiares dos três profissionais e com a comunidade da FM e do HC. Expressa, ainda, os votos de pronta recuperação do médico Daniel Sonnewend Proença, que se encontra internado em um hospital na cidade fluminense.

Também divulgaram notas de pesar e indignação:

“O Hospital das Clínicas e a Faculdade de Medicina da USP (Sistema FMUSP-HC) manifestam repúdio e indignação pela violência que assola o País e que, infelizmente, resultou, na madrugada desta quinta-feira (5 de outubro), no falecimento de três profissionais da saúde que participariam de um congresso científico. São eles:
  • Marcos de Andrade Corsato (médico assistente do IOT- HCFMUSP desde 1992)
  • Diego Ralf Bomfim (médico residente no HCFMUSP entre 2020 e 2021)
  • Perseu Ribeiro Almeida (médico residente no HCFMUSP entre 2021 e 2022)

O Sistema FMUSP-HC externa ainda os votos de pronto restabelecimento ao médico Daniel Sonnewend Proença, que se encontra internado, em recuperação.

Neste momento sensível, toda a comunidade do Sistema FMUSP-HC se solidariza com as famílias e expressa os mais sinceros sentimentos de dor e de pesar.”

“O Instituto de Ortopedia e Traumatologia do Hospital das Clínicas da FM recebeu com consternação a notícia do falecimento de Marcos de Andrade Corsato, médico assistente dedicado e atuante do Grupo de Tornozelo e Pé da instituição, bem como dos ex-residentes Diego Ralf Bomfim e Perseu Ribeiro Almeida. O IOT- HCFMUSP estende as condolências aos familiares e amigos.”

“Nós, da Direção do Hospital Universitário da USP, em nome de todos os seus funcionários, vimos a público manifestar nosso pesar com a notícia da morte dos colegas médicos Marcos de Andrade Corsato, Perseu Ribeiro Almeida e Diego Ralf Bomfim, no dia 5 de outubro de 2023, na cidade do Rio de Janeiro. Lamentamos a perda destes profissionais que muito contribuíram para toda a sociedade e expressamos nosso reconhecimento pelo trabalho e dedicação. Aos familiares e amigos, transmitimos nossos sentimentos e solidariedade neste momento. Ao colega Daniel Sonnewend Proença, desejamos uma breve recuperação.”


Política de uso 
A reprodução de matérias e fotografias é livre mediante a citação do Jornal da USP e do autor. No caso dos arquivos de áudio, deverão constar dos créditos a Rádio USP e, em sendo explicitados, os autores. Para uso de arquivos de vídeo, esses créditos deverão mencionar a TV USP e, caso estejam explicitados, os autores. Fotos devem ser creditadas como USP Imagens e o nome do fotógrafo.