ECA promove série de concertos internacionais gratuitos

O pianista Jean-François Dichamp foi o convidado do quinto concerto da Série Internacional de Música USP

12/07/2019 - Publicado há 5 anos     Atualizado: 19/07/2019 as 12:37
O pianista francês Jean-François Dichamp apresentou obras de Enrique Granados, Domenico Scarlatti e Claude Debussy – Foto: Amanda Ferreira/Assessoria de Imprensa da ECA

No dia 12 de julho, a Série Internacional de Música USP (SIM-USP) realizou um concerto extra na Sala de Música Villa-Lobos da Biblioteca Brasiliana Guita e José Mindlin (BBM), com a apresentação do pianista francês Jean-François Dichamp. Em turnê pelo Brasil, Dichamp executou peças de Enrique Granados, Domenico Scarlatti e Claude Debussy.

Aos 12 anos, Jean-François Dichamp ficou conhecido por interpretar o jovem Mozart no filme de Marcel Bluwal dedicado ao compositor (Mozart, 1982). Mas, logo após essa experiência, acabou optando pela carreira de pianista, pelo Conservatório de Paris e pelos concursos internacionais. O prêmio de finalista no concurso internacional de piano Santander foi o ponto de partida de uma carreira que o levou à Polônia, Irlanda, Inglaterra (onde morou por quatro anos), Alemanha, Espanha, Turquia, Romênia, Estados Unidos, México, Colômbia, Chile, Portugal, Argélia, Chipre e Paraguai.

Série Internacional de Música

Esse foi o quinto concerto da Série Internacional de Música USP, uma iniciativa da Escola de Comunicações e Artes (ECA), em parceria com a Pró-Reitoria de Cultura e Extensão Universitária (PRCEU) e a Biblioteca Brasiliana Guita e José Mindlin (BBM).

Sob a curadoria do pianista e diretor da ECA, Eduardo Monteiro, e da clarinetista e professora Mônica Lucas, a SIM-USP promove concertos com convidados internacionais de destaque no cenário musical, em apresentações solo ou em parceria com artistas brasileiros.

“O intercâmbio é uma ideia presente nos concertos. A Série tem a premissa de trazer jovens músicos que estão despontando no cenário internacional, e que já conquistaram prêmios importantes em suas áreas, para tocar com artistas nacionais, muitos deles ex-alunos do Departamento de Música da ECA”, explica Monteiro.

[cycloneslider id=”sim-usp”]

O diretor também ressalta o caráter acadêmico da SIM-USP e sua função de formação de plateia. “Em 2016, quando estava na direção da Osusp, começamos a fazer os ensaios abertos no Centro de Difusão Internacional da USP. No começo poucas pessoas compareciam, mas hoje a sala fica lotada”, recorda.

Ainda são previstos mais cinco concertos neste ano, sendo que o próximo será realizado no dia 7 de agosto, com a apresentação do pianista italiano Luca Buratto.

Os concertos são gratuitos e acontecem mensalmente, até novembro, na Sala de Música Villa-Lobos da BBM, localizada na Rua da Biblioteca, 21, Cidade Universitária, em São Paulo. A programação completa está disponível na página da SIM-USP.

A Série Internacional de Música USP conta com o apoio da Embaixada da França no Brasil, do Istituto Italiano di Cultura, do Consulado da Hungria, da Embaixada da Áustria e da Fundação Maria Luisa e Oscar Americano.