Pianista italiano Luca Buratto se apresenta na USP

Concerto ocorre nesta quarta-feira, dia 7, às 12h30, na Biblioteca Brasiliana, com entrada grátis

05/08/2019 - Publicado há 5 anos
O piano é o instrumento principal desta edição da Série Internacional de Música (SIM-USP) – Foto: Wikimedia Commons

.

O premiado pianista italiano Luca Buratto é o convidado da edição deste mês da Série Internacional de Música (SIM-USP), promovida pela Escola de Comunicações e Artes (ECA) da USP. A apresentação acontece nesta quarta-feira, dia 7, às 12h30, com entrada gratuita, na Sala Villa-Lobos da Biblioteca Brasiliana Guita e José Mindlin (BBM) da USP, na Cidade Universitária, seguida por masterclass, também aberta ao público, às 15 horas, no Departamento de Música da ECA. No repertório estão as obras Cenas Infantis op. 15, de Robert Schumann (1810-1856), Sonata op. 57, Appassionata, em fá menor, de Ludwig van Beethoven (1870-1827), e Le Tombeau de Couperin, de Maurice Ravel (1875-1937).

Depois de vencer, em 2015, a Honens International Piano Competition – uma das mais prestigiadas competições de piano, que acontece a cada três anos no Canadá –, Buratto já se apresentou em três continentes e seu trabalho foi destaque de diversas publicações: “Um nome a assistir” (The Guardian), “Um virtuoso incomum” (The Telegraph), “Magistral” (International Piano), “Um artista que é ao mesmo tempo esclarecedor e destemido” (ConcertoNet).

“O Honens é um dos concursos mais importantes da atualidade, que credencia o artista e abre muitas portas”, afirma o diretor da ECA, professor Eduardo Monteiro, que assina a curadoria da série ao lado da clarinetista e professora da USP Mônica Lucas. “Diferente de muitos concursos de piano, o Honens tem um particular interesse artístico, mais do que propriamente pelo virtuose.”

Convidado pela curadoria da SIM-USP, Buratto aceitou o convite de pronto – inclusive, ele tem parentes no Brasil, conta Monteiro. Em rápida passagem pelo País, o pianista se apresenta na USP e em outras três instituições. Na sequência, segue em temporada para solos com as Sinfônicas Giuseppe Verdi (La Scala, de Milão), de Toronto, de Winnipeg, de Edmonton e a Filarmônica de Calgary, além de recitais nos festivais Progetto Martha Argerich, em Lugano (Suíça), Busoni e Primavera Beethoveniana (Itália), Marlboro (Estados Unidos), Ottawa (Canadá), Verbier (Suíça), The Esplanade Recital Studio (Cingapura) e Progetto DDD (Milão).

Luca Buratto é formado pelo Conservatório de Milão, com mestrado no Conservatório de Bolzano, na Itália. Também estudou com William Grant Naborè no Conservatorio della Svizzera Italiana (Lugano). Além disso, em 2012, foi laureado com o terceiro lugar no Concurso Internacional Robert Schumann, na Alemanha.

.

O pianista italiano Luca Buratto faz concerto e masterclass na USP, dentro da programação da Série Internacional de Música – Foto: Divulgação SIM-USP

Série internacional

A SIM-USP conta com a parceria da Pró-Reitoria de Cultura e Extensão Universitária (PRCEU) e da BBM, e apoio da Embaixada da França no Brasil, do Istituto Italiano di Cultura, do Consulado da Hungria, da Embaixada da Áustria, do Consulado Geral da Bélgica em São Paulo, do Institut Français e da Fundação Maria Luisa e Oscar Americano. “Neste momento difícil da educação e da cultura no Brasil, estamos promovendo uma série internacional de música, com o apoio de embaixadas e consulados, viabilizando concertos de altíssimo nível artístico e interesse pedagógico”, afirma a professora Mônica Lucas. Para o professor Eduardo Monteiro, essa série é prova de que, com esforço e dedicação, mesmo dentro desse cenário atual, é possível fazer uma série de grande qualidade.

Além de artistas consagrados, a série contempla jovens músicos premiados, com uma carreira em construção. “São grandes promessas da música”, diz a professora, que ainda destaca o próximo concerto, em setembro, como “muito especial”. Primeira apresentação sul-americana com instrumentos de época, o conjunto de Música Antiga da USP, sob a regência do maestro William Coelho, executa a 3ª Sinfonia de Beethoven (conhecida como Eroica), em uma sala semelhante à da estreia no Palácio do Principado, em Viena. Com cerca de 30 músicos, incluindo a participação de brasileiros e argentinos, além do reconhecido spalla chileno Raul Olleana, o concerto recria a atmosfera daquela primeira apresentação, no século 18. E, em novembro, outro destaque é a vinda do violonista Manfredo Kraemer, grande nome da música antiga.

A Série Internacional de Música (SIM-USP) apresenta concerto do pianista italiano Luca Buratto nesta quarta-feira, dia 7, às 12h30, na Sala Villa-Lobos da BBM (Rua da Biblioteca, 21, Cidade Universitária, em São Paulo). No mesmo dia, às 15 horas, acontece a masterclass, no Departamento de Música da Escola de Comunicações e Artes (ECA) da USP (Rua da Reitoria, 215, prédio 6, sala 9, Cidade Universitária, em São Paulo). Ambos com entrada gratuita. Mais informações neste link.