Coração do Brasil: conheça a obra de arte que Emmanuel Macron recebeu em sua visita à USP

Criada pela artista plástica Denise Milan, a escultura traz diversas simbologias por meio do diálogo entre arte e ciência

 Publicado: 27/03/2024
Por
Coração do Brasil, escultura em quartzo e ametista de autoria de Denise Milan – Foto: Arquivo pessoal


O presidente da França, Emmanuel Macron, esteve na USP nesta quarta, 27 de março, em evento que marcou a inauguração do Instituto Pasteur de São Paulo, localizado no Centro de Inovação (InovaUSP) da Universidade. 

Um dos momentos desta visita foi a entrega, ao governante francês, de uma obra de arte brasileira, que despertou a curiosidade dos presentes. 

Trata-se da escultura Coração Brasileiro, de autoria da artista plástica Denise Milan, que fez a doação da obra. 

Denise está em cartaz, desde 15 de março, com a exposição Quartzoteka na Biblioteca Brasiliana Guita e José Mindlin (BBM) da USP. A mostra traz ao público um conjunto de livros em quartzo, apresentando uma proposta de olhar sobre a importância da natureza dos minerais, o mundo desconhecido subterrâneo e a formação geológica da Terra, abrigando histórias de milhões de anos do planeta.

+ Mais

Em visita à USP, o presidente Emmanuel Macron inaugura o Institut Pasteur de São Paulo

Exposição na USP conecta geologia, arte e a vida humana

A artista conta que, ao saber que a USP tinha intenção de oferecer um presente ao líder europeu, teve uma inspiração que a levou à criação desta obra: “O nome dela é Coração do Brasil, e ela sintetiza tudo aquilo que está exposto em Quartzoteka. É interessante que a USP esteja oferecendo um símbolo, que é um livro de quartzo com ametista, vindo dos subterrâneos brasileiros. A ametista é uma manifestação belíssima da matéria, que traz ensinamentos infindáveis e representa um patrimônio que o Brasil tem debaixo dos nossos pés e, muitas vezes, não percebemos”. 

Outra simbologia importante, na visão de Denise, é que o presente, que agora segue para a França, tenha nascido no contexto da USP, onde ela própria estudou nos anos 1970: “O material de Coração do Brasil revela o que é sobreviver, no século XXI, às mudanças climáticas, um tema que a USP está extremamente empenhada em discutir, assim como o próprio presidente Macron, que tem proposto a busca por soluções. A pedra também representa uma solução: uma ametista se forma superando embates em meio às lavas vulcânicas e altíssimas temperaturas. Estamos falando de pedras que se formaram em uma bolha de ar e conseguiram sobreviver a milhões de anos, simbolizando uma lição impressionante de como nós também podemos superar obstáculos e de como os conflitos não estão aqui para, necessariamente, nos destruir. Eles podem ser oportunidades para que encontremos soluções novas que nos coloquem em uma outra posição perante a natureza”. 

Denise conta, ainda, que criou, junto com a obra de arte, um poema a respeito: 

Coração do Brasil
Estrela de ametista dentro da terra
A expandir seus ensinamentos para todos os cantos do Universo
Vida que se transforma
Supera obstáculos
E em meio aos conflitos do magma, conquista seu propósito maior
Brilha e norteia a Humanidade
A prosperar rumo ao infinito

A vice-reitora da USP, Maria Arminda do Nascimento Arruda, comemorou a oportunidade: “Tenho acompanhado o trabalho de Denise Milan há muitos anos. Além de egressa desta Universidade, estamos falando de uma expoente internacional da arte brasileira, com destaque em exposições e eventos em diversos países. Para a USP, é bastante relevante estarmos recebendo essa doação para a entrega ao representante do governo francês nessa visita à USP”. Maria Arminda ressaltou também o convite para que o público conheça as obras expostas na BBM: “Uma montagem notável, que vai impressionar os visitantes não só pela beleza, mas por todo o cuidado que foi colocado na criação dessas obras e na curadoria”.

Quartzoteka

Denise Milan na Biblioteca Brasiliana Guita e José Mindlin da USP – Foto: Leo Martins/Divulgação

 A exposição Quartzoteka traz o conjunto completo da coleção de livros esculpidos em quartzo de Denise Milan pela primeira vez à Biblioteca Brasiliana Guita e José Mindlin (BBM) da USP, apresentando oito vitrines especialmente desenvolvidas para as peças, mais 10 esculturas em blocos de ametistas, uma cabine de madeira com a instalação “Útero Magmático”, além de uma projeção com os “ideogramas de Pedra”.

A visitação pode ser feita até o dia 17 de maio, de segunda a sexta-feira, das 9h às 18h. A entrada é gratuita e não é necessário agendamento prévio. A BBM fica na Rua da Biblioteca, 21, na Cidade Universitária. A curadoria é do professor Luiz Armando Bagolin, do Instituto de Estudos Brasileiros (IEB) da USP, e tem apoio cultural da Dan Galeria. 

Denise Milan nasceu em São Paulo em 1954 e tem realizado exposições em diversas partes do mundo, incorporando suas peças e esculturas nos mais importantes acervos e museus nacionais e estrangeiros, entre eles, o Museu de Arte Contemporânea (MAC) da USP. A artista pesquisa há muitos anos a história dos minerais e a vida geológica da Terra, usando a pedra como eixo criativo em esculturas, performances urbanas, poesias, projetos multimídia, óperas e assemblages (montagens). Ela interage com especialistas em ciência e tecnologia, antropologia, filosofia, literatura e música.


Política de uso 
A reprodução de matérias e fotografias é livre mediante a citação do Jornal da USP e do autor. No caso dos arquivos de áudio, deverão constar dos créditos a Rádio USP e, em sendo explicitados, os autores. Para uso de arquivos de vídeo, esses créditos deverão mencionar a TV USP e, caso estejam explicitados, os autores. Fotos devem ser creditadas como USP Imagens e o nome do fotógrafo.