Centro de Agricultura Tropical Sustentável atuará em pesquisas sobre segurança alimentar e meio ambiente

Lançamento do centro foi realizado durante o Fórum da Agricultura Tropical Sustentável, que aconteceu no dia 11 de abril, no prédio do InovaUSP, em São Paulo

Publicado: 12/04/2024     Atualizado: 16/04/2024 as 18:54
O coordenador do Stac, Durval Dourado Neto (em pé), apresentou os cinco principais projetos que serão desenvolvidos pelo centro – Foto: Marcos Santos/USP Imagens

Em uma cerimônia que reuniu empresários do setor do agronegócio, pesquisadores e representantes dos governos federal e estadual, foi lançado oficialmente, no dia 11 de abril, o Centro de Agricultura Sustentável (Stac, sigla em inglês para Sustainable Tropical Agriculture Center), com o propósito de buscar soluções técnicas, com base na ciência, para contribuir com a formação de políticas públicas para atender às demandas da sociedade.

O centro tem a missão de promover a contínua interação entre as unidades da USP e instituições públicas e privadas, realizando e coordenando pesquisas colaborativas entre áreas complementares e articulando soluções estratégicas e inovadoras capazes de promover a prosperidade do País, a partir da agricultura tropical sustentável.

“Com o Stac e os outros Centros de Estudos, a USP se coloca na fronteira mundial do conhecimento, trabalhando dentro do princípio muito interessante da cocriação, ou seja, trazermos nossos parceiros para resolvermos os problemas juntos, desde o início. Trabalho em conjunto, com financiamento conjunto”, afirmou o reitor da USP, Carlos Gilberto Carlotti Junior, no evento de lançamento.

O coordenador do Stac, Durval Dourado Neto, apresentou os cinco principais projetos que serão desenvolvidos pelo centro: Domesticação da Macaúba; Selo Verde Brasil; Inteligência Territorial e Segurança Alimentar; Conectividade Rural; e Recuperação de Pastagens Degradadas.

O Stac é um dos sete centros criados pela USP com o objetivo de estudar os grandes temas que são relevantes para a população mundial na atualidade: Amazônia Sustentável (Ceas), Carbono em Agricultura Tropical (CCarbon), Agricultura Tropical Sustentável (Stac), Gases de Efeito Estufa (RCGI), Tecnologias Convergentes para Oncologia de Precisão (C2PO), Inteligência Artificial e Aprendizado de Máquinas (CIAAM) e Observatório das Instituições Brasileiras (COI).

Os Centros de Estudos da USP são todos vinculados à Reitoria da Universidade e têm como principal característica a atuação multidisciplinar no ensino, na pesquisa e na extensão, com a possibilidade de atuação de pesquisadores e professores de diversas áreas, externos ou não à USP, do Brasil e do exterior.

O lançamento oficial do Centro de Agricultura Sustentável aconteceu durante o Fórum da Agricultura Tropical Sustentável – Foto: Marcos Santos/USP Imagens

Fórum da Agricultura Tropical Sustentável

O lançamento oficial do Centro de Agricultura Sustentável aconteceu durante o Fórum da Agricultura Tropical Sustentável, realizado no dia 11 de abril, no prédio do InovaUSP, em São Paulo.

O encontro reuniu pesquisadores, dirigentes, empresários e representantes do governo ligados ao setor do agronegócio para discutir a atuação conjunta da academia, empresas, governo e sociedade em questões de sustentabilidade e rastreabilidade em ambiente tropical.

Além do Stac, também foram apresentados no Fórum o Laboratório de Sustentabilidade e Rastreabilidade em Ambiente Tropical (STLab), em parceria com a Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa), e o Programa Selo Verde Brasil, criado pelo Ministério do Desenvolvimento, Indústria, Comércio e Serviços (MDIC) para facilitar o acesso dos produtos brasileiros aos mercados internacionais e fortalecer a imagem do Brasil como país dedicado à sustentabilidade e à redução dos impactos socioambientais.

“É uma honra estar no lançamento do Programa Selo Verde Brasil, por meio do qual desenvolveremos uma parceria com a USP, que é um ícone do nosso País e uma das mais importantes universidades do mundo. Com essa parceria, pretendemos aproveitar, principalmente, o conhecimento relacionado à rastreabilidade de produtos e serviços, o que será extremamente importante para o desenvolvimento do nosso programa”, afirmou o analista de Comércio Exterior Antonio Juliani, representando o Ministério.

Também participaram do evento a secretária de Agricultura e Abastecimento do Estado de São Paulo, Renata Helena Branco Arnandes; a presidente da Embrapa, Silvia Maria Fonseca Silveira Massruhá; o presidente do Conselho de Administração do Grupo Jacto, Ricardo Nishimura; e o membro do Comitê Consultivo do Stac e ex-ministro de Agricultura, Roberto Rodrigues.