USP oferece 200 vagas em mais de 100 cursos para participantes de olimpíadas do conhecimento

As inscrições estarão abertas a partir da próxima terça-feira, dia 21 de novembro, vão até o dia 5 de dezembro e poderão ser feitas gratuitamente no site da Fuvest

17/11/2023 - Publicado há 5 meses     Atualizado: 24/11/2023 as 13:33

Texto: Adriana Cruz

Arte: Jornal da USP

Fotomontagem: Jornal da USP - Fotos: Cecília Bastos/USP Imagens e Freepik

A USP está oferecendo 200 vagas em mais de 100 cursos de graduação para o ingresso de estudantes de ensino médio participantes de olimpíadas acadêmicas nacionais e internacionais no primeiro semestre de 2024. As inscrições estarão abertas a partir da próxima terça-feira, dia 21 de novembro, vão até o dia 5 de dezembro e poderão ser feitas gratuitamente no site da Fundação Universitária para o Vestibular (Fuvest).

A maioria das 200 vagas oferecidas está vinculada a cursos de ciências exatas e engenharias, como Engenharia de Produção, Astronomia, Física e Ciência da Computação, mas também há opções em cursos na área de humanas, como Administração, Ciências Sociais, Arquitetura e Urbanismo e Design, e na de biológicas, como Medicina, Farmácia, Medicina Veterinária e Ciências Biomédicas.

As 28 Unidades de Ensino e Pesquisa que estão oferecendo as vagas definiram o rol de competições do conhecimento que serão aceitas para ingresso em seus cursos.

Aluisio Augusto Cotrim Segurado – Foto: Marcos Santos/USP Imagens

“Esta é mais uma possibilidade para que os estudantes possam ingressar em uma instituição de excelência como a USP em 2024. Com esta nova modalidade de ingresso, estamos valorizando os alunos que tenham tido desempenho significativo em competições do conhecimento”, destaca o pró-reitor de Graduação, Aluisio Augusto Cotrim Segurado.

Para efetuar a inscrição, o candidato deverá ter participado ou ter sido premiado há, no máximo, dois anos nas competições do conhecimento aceitas para concorrer ao curso pretendido. O candidato poderá escolher até três cursos e ficar atento à pontuação mínima exigida, que tem como base a medalha obtida pelo aluno na competiçãoO resultado da primeira chamada será divulgado no dia 14 de fevereiro.

Para 2024, além dessas 200 vagas destinadas aos participantes das competições de ciências, são oferecidas 11.147 vagas, das quais 8.147 são destinadas para seleção pelo vestibular da Fuvest, 1.500 para o processo seletivo Enem-USP e 1.500 vagas para o Provão Paulista Seriado.

Esta não é a primeira vez que a USP adota essa nova modalidade de ingresso em seus cursos de graduação. Em 2019, foram oferecidas 113 vagas em 60 cursos de graduação.