BID promove encontro com reitores das universidades da América Latina

O reitor da USP, Vahan Agopyan, foi um dos participantes da reunião, em Washington

26/10/2018 - Publicado há 6 anos
O encontro reuniu dirigentes de instituições de nove países; o reitor da USP, Vahan Agopyan (o terceiro na primeira fila, da esquerda para direita), também participou do evento – Foto: Divulgação

O Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID) promoveu, nos dias 22 e 23 de outubro, a primeira edição da Reunião de Diálogo com Reitores de Universidades Líderes da América Latina. O evento, realizado na sede do BID em Washington (EUA), contou com a parceria do Universia – Santander Universidades.

O reitor da USP, Vahan Agopyan, e a vice-reitora da Universidade Estadual de Campinas (Unicamp), Teresa Atvars, foram os únicos representantes brasileiros no encontro. Além deles, também estavam presentes os dirigentes da Universidade do Chile, da Universidade de Antioquia (Colômbia), da Universidade de Guadalajara (México), da Universidade Nacional de Rosário (Argentina), da Universidade das Índias Ocidentais (Trinidad e Tobago, Jamaica e Barbados), da Escola Superior Politécnica do Litoral (Equador) e da Universidade do Pacífico (Peru).

O ponto de partida das discussões que permearam o primeiro dia do evento foi o tema revolução digital e os desafios e oportunidades para as universidades. Nas mesas-redondas, promovidas durante todo o dia, representantes do BID e os reitores tiveram a oportunidade de debater tendências, estratégias e linhas de ação para o futuro.

No dia 23, a delegação visitou laboratórios e empresas nas áreas de transferência de tecnologia, design e empreendedorismo tecnológico digital que fazem parte do ecossistema do MIT Media Lab, instituição com a qual o BID mantém parceria. O Media Lab integra o Departamento de Pesquisa da Escola de Arquitetura e Urbanismo do Massachusetts Institute of Technology (MIT).

No primeiro dia do evento, as discussões tiveram como ponto de partida o tema revolução digital e os desafios e oportunidades para as universidades – Foto: Divulgação