Escolha do presidente dos EUA terá impacto internacional

Para Pedro Dallari, a eleição deste ano se reveste de especial importância, já que os projetos antagônicos em disputa podem influenciar no contexto das relações internacionais

“A eleição para a escolha do presidente norte-americano é sempre muito importante. Trata-se daquela que ainda é a maior economia do planeta, e o novo presidente, ou o presidente que for reeleito, irá comandar a maior força militar do planeta, sem falar na indiscutível influência dos Estados Unidos na comunidade internacional.” Assim o professor Pedro Dallari dá início à sua coluna desta semana, na qual fala sobre as eleições presidenciais norte-americanas, previstas para o dia 3 de novembro. Para ele, a eleição deste ano se reveste de especial importância, justamente pelo contexto internacional. “Há claramente projetos antagônicos sobre o posicionamento que os Estados Unidos devem ter no contexto das relações internacionais.”

Depois de discorrer brevemente sobre as diferenças entre os candidatos Joe Biden, do Partido Democrata, e Donald Trump, do Partido Republicano, Dallari argumenta que as posições antagônicas que defendem já se fizeram sentir na escolha – imposta pelo governo Trump – de um norte-americano para a presidência do BID (Banco Interamericano de Desenvolvimento), “revertendo-se uma tradição de 60 anos em que o presidente do BID sempre foi um latino-americano. Os Estados Unidos fizeram prevalecer o peso econômico, revertendo essa tradição, em uma conduta que justamente opôs os democratas de Joe Biden e os republicanos de Trump”.

Dallari considera que a escolha de Maurício Claver-Carone como presidente do BID foi uma antecipação das duas visões antagônicas que estarão em disputa nas eleições do dia 3 de novembro. “Trata-se de um pleito que terá muita importância para a identificação da forma como se conduzirá o quadro de governança internacional a partir deste contexto da pandemia da covid-19.”


Globalização e Cidadania
A coluna Globalização e Cidadania, com o professor Pedro Dallari, vai ao ar toda quarta-feiraa às 8h, na Rádio USP (São Paulo 93,7 FM; Ribeirão Preto 107,9 FM) e também no Youtube, com produção do Jornal da USP e TV USP.

.

 

.

.


Política de uso 
A reprodução de matérias e fotografias é livre mediante a citação do Jornal da USP e do autor. No caso dos arquivos de áudio, deverão constar dos créditos a Rádio USP e, em sendo explicitados, os autores. Para uso de arquivos de vídeo, esses créditos deverão mencionar a TV USP e, caso estejam explicitados, os autores. Fotos devem ser creditadas como USP Imagens e o nome do fotógrafo.